O presidente da República Jair Messias Bolsonaro podtou em seu Twitter que planeja uma PL para proibir ideologia de gênero.

Palavras do Presidente

Foto: Twitter - Bolsonaro se manifesta contra a ideologia de gênero
Foto: Twitter – Bolsonaro se manifesta contra a ideologia de gênero

” O AGU se manifesta sobre quem compete legislar sobre IDEOLOGIA DE GÊNERO, sendo competência FEDERAL. Determinei ao
@MEC_Comunicacao
, visando princípio da proteção integral da CRIANÇA, previsto na Constituição, preparar PL que proíba ideologia de gênero no ensino fundamental.”

Leia Mais:

Em frente Brasil: Projeto de segurança de Sérgio Moro inicia no Brasil
Banco Digital libera cartão de crédito para novos cadastrados

O que é ideologia de gênero? (Wikipédia)

É a expressão usada nos estudos de gênero para descrever as crenças normativas sobre os papéis sociais apropriados e as naturezas fundamentais de mulheres e homens, sejam essas pessoas cisgênero ou transgênero, nas sociedades humanas.

A distinção entre sexo e gênero é central para o conceito, visto que as diferenças biológicas entre homens e mulheres, ou suas diferenças sexuais, são usadas como base para a atribuição de gênero e a construção cultural de identidades de gênero. As pessoas são atribuidas a um gênero em todas as sociedades, mas os sistemas de gênero e as ideologias de gênero que são pensados para ajudar a sustentá-los são culturalmente variáveis.

Por esta ótica, não existe apenas o gênero masculino e feminino, mas um espectro que pode ser muito mais amplo do que a identificação binária.