Clube de renome mundial, base da Seleção Brasileira em títulos de Copa do Mundo e repleto de ídolos, o Botafogo construiu uma bela história ao longo do tempo. A ponto de o craque Jairzinho, ídolo alvinegro e campeão do mundo em 1970 dar uma declaração que causou grande repercussão.

Gente, falando sério, o Botafogo é o clube brasileiro mais conhecido no mundo inteiro até hoje. Nem o Flamengo, com essa ascensão aí, não tem essa popularidade igual tem o Botafogo, e graças ao nosso trabalho, que começou em 1963 e fomos até 1974 – afirmou Jairzinho no programa “Bem, Amigos”, do SporTV.

O craque explicou por que o Botafogo não conquistou a Libertadores em seus anos dourados, principalmente na década de 70.

 Eu acho que faltou aos dirigentes do Botafogo nessa época, justamente essa visibilidade de dar valor a Libertadores, porque a Libertadores não era nada para nós. Nós não precisamos ganhar o título da Libertadores. O Botafogo era o único clube brasileiro que fazia a pré-temporada jogando na América do Sul, Europa e Ásia, jogando no mundo todo – lembrou.