É impressionante como o Rio de Janeiro tem potencial – e espaço – para tudo o que você imaginar. São sempre vários eventos acontecendo ao mesmo tempo. Cada escolha, uma renúncia. Imagine ir para a Expo Cristã e depois cair em um festival de Pole Dance? Sim, foi isso que fiz no dia 6 de setembro de 2024. Aliás, 6/9 é o Dia do Sexo. Mas segundo apurei nenhum dos organizadores dos eventos sabia disso.
A princípio, no fim da tarde, cheguei ao Rio Centro pelo portão G, mais próximo de onde está a Expo Cristã. E lá estava um acontecimento divertido e engrandecedor, com entrada gratuita para todos. A Expo Cristã é atualmente um dos maiores eventos voltados ao público cristão no Brasil, reunindo diversas denominações e segmentos do mercado religioso.
Com atividades que vão desde shows de música gospel, palestras e workshops até lançamentos de livros, produtos e serviços, a feira é uma vitrine para editoras, gravadoras, empresas de tecnologia, moda e turismo cristão. Além de promover debates sobre temas teológicos, sociais e de empreendedorismo, a Expo Cristã oferece um espaço para o networking entre líderes religiosos, artistas e empreendedores, fortalecendo a fé e fomentando o crescimento do mercado cristão.
Tive a oportunidade de ver num pocket show no estande da MK Music a Eurice Diniz, grávida, cantando lindamente “Deus já ganhou essa batalha e inimigo bateu em retirada / Esse problema até parece grande, mas pra Deus é nada”. Era a canção “Uma Coisa Nova”. A potência na voz da cantora é incrível e foi difícil não me emocionar com a forma tão fervorosa e cheia de fé que ela exala.
Além disso, no palco ao lado do Teatro do Bem, Marcados Pagode Gospel e Missaias Oliveira agitaram o público. Porém, a música está presente em diversos outros setores do evento. Por onde passava parecia que acontecia uma apresentação diferente, uma tão boa quanto a outra. Havia funk, rock, pop, tudo.
Com fome, comprei uma pizza. A atendente perguntou se eu veria Thalles Roberto. Respondi que provavelmente sim, afinal, é um dos mais famosos e melhores cantores gospel que conheço. Ela conhecia vários artistas e músicas. De repente, falou que nem era crente, mas sim da Umbanda. Dei um salve para a diversidade religiosa e a união que a arte proporciona.
Após a Expo Cristã, conheci o Festival Resenha Carioca
Em dado momento parti para o Riale Brisa Hotel, onde acontece o Festival Resenha Carioca. Até então nunca havia visto qualquer apresentação de Pole Dance ao vivo. Muito menos várias seguidas. O evento é uma criação de Isabela Lima, 31, e Chandra Lameu, 37. Elas decidiram fornecer um palco “de artista para artista”, como me disse Isabela, visando o empoderamento das atletas. Abriram inscrições solidárias para pessoas de baixa renda.
Conheci por lá Sandra Veloso, que conheceu o Pole Dance com 57 anos e estava lá assistindo com 67. “Eu corria e comecei a ter uma canelite. Por curiosidade fui ver um aula de Pole Dance e gostei. Sou campeã pan-americana 50+, campeão brasileira 3 anos Elite, 60+, fui para o mundial na Polônia ano passado”, disse ela. “Esse festival Resenha Carioca é maravilhoso. Eu ia participar como convidada no coletivo das Afrontosas, um grupo de mulheres negras do Pole Dance que se apresenta no dominfo, mas há quinze dias tive um estiramento na panturrilha fazendo balé. Mas vou competir em outubro no Exotic Generation em São Paulo”, completou.
Fiquei pasmo com as apresentações que homenagearam os filmes “O Máskara” e “Matrix”. Entretanto, foi Patrícia Teixeira que gatilhou mais a nostalgia do jornalista ao fazer uma apresentação em homenagem aos Cavaleiros do Zodíaco, um desenho japonês que fez parte da minha infância e marcou época na extinta TV Manchete. Vestida de Seya de Pégaso, ela deu um show especial usando músicas do anime clássico e trechos de falas. Logicamente, foi ovacionada. Ainda por cima, tirou fotos segurando uma logo da Manchete. Ficou bem claro para mim que, se tem algo que não falta entre as praticantes de Pole Dance é criatividade.
Por fim, já estava quase indo embora, cansado da maratona do dia, quando Barbara Bioni, da Vortex Pole Dancing, me sugeriu aguardar a apresentação final. Era uma das mais esperadas da noite. Roberta Martins, seis vezes campeã de Pole Dance, entrou no palco e realmente entendi o motivo da grande expectativa. Ao meu lado, percebei seu namorado empolgadíssimo, mas todo o público parecia hipnotizado. A expressividade corporal da dançarina é extremamente virtuosa e intensa. Sem dúvidas, fechou com chave de ouro. As atletas ainda se reuniram para a foto final, essa que estampa a capa da matéria, enquanto eu ia embora, refletindo sobre essa sexta-feira tão carioca, entre a fé e a sensualidade.
Serviço Expo Cristã 2024
Data: 5 a 8 de setembro de 2024Horários: 05/09 (quinta-feira) – das 12h às 22h06/09 (sexta-feira) a 08/09 (domingo) – 10h às 22hLocal: RiocentroEndereço: Avenida Salvador Allende, 6555 – Barra da Tijuca – Rio de Janeiro – RJEntrada gratuita mediante credenciamento no site: www.expocrista.com.br
Serviço Festival Resenha Carioca
Data: 06 a 08 de setembro de 2024
Local: Riale Brisa Barra Hotel – Rio de Janeiro (RJ)
Ingressos: Disponíveis no Sympla
Classificação Indicativa: Evento para maiores de 18 anos
Leia também:Erykah Badu fará show em data extra do Rock The Mountain 2024
O Botafogo divulgou na manhã deste sábado que 15 mil ingressos já foram vendidos para…
O Botafogo e a maioria dos clubes brasileiros não gostam de ver jogadores correndo riscos…
A torcida do Botafogo vai marcar presença e fazer bonito de novo. Apenas com sócios,…
As Gloriosas enfrentam o Fluminense pelo Campeonato Carioca Feminino, às 10h, no CT Vale das…
Jeffinho está em reta final e deve retornar ao time após a pausa para data…
Se você já se olhou no espelho e notou que seu cabelo estava com pontas…