O Botafogo foi superado pelo Fluminense por 1 a 0 na manhã desta quinta-feira (15/12), no Estádio Vale das Laranjeiras, e conheceu a segunda derrota em dois jogos na Copa Xerém sub-20, torneio quadrangular que serve de preparação para a Copa São Paulo de 2023. Na estreia, o Glorioso já havia perdido para o Vasco.
Com uma equipe bastante modificada em relação à estreia, com mais atletas que já vinham atuando, o Botafogo por pouco não saiu na frente logo no início do jogo, com Alysson, de cabeça. O forte calor em Xerém fez o clássico ser disputado em ritmo lento, e o Fluminense só assustou no fim da primeira etapa, em chute de Agner que o goleiro Gabriel Toebe defendeu muito bem.
No segundo tempo, o Botafogo chegou a balançar as redes, com Alysson, mas o gol foi anulado por impedimento. Aí, o Fluminense – treinado pelo ex-técnico alvinegro Ricardo Resende – aproveitou o espaço dado pela defesa botafoguense e conseguiu sair na frente aos 19 minutos, em chute rasteiro de Rafael Monteiro.
O Botafogo pressionou em busca do empate nos minutos finais e teve a chance de evitar a derrota. Aos 52 minutos, Dylan Talero foi derrubado dentro a área e sofreu pênalti. Brendon foi para a cobrança, mas bateu muito fraco, facilitando a defesa do goleiro Caio Felipe.
Treinado por Thiago de Camillis, o Botafogo atuou com Gabriel Toebe; Bernardo, Alysson (Kawan), Serafim (Kayan) e Jefinho (Iago Renato); Peloggia (Gabriel Cunha), João Felipe (Rhuan Lucas) e Brendon; Sapata (Jhonnatha), Léo Pedro (Dylan Talero) e Antônio Villa (Pedrinho).
Sábado, às 9h, o Botafogo fecha sua participação na Copa Xerém Sub-20 contra o O’Higgins, do Chile, que tem um ponto, no Estádio Vale das Laranjeiras. O campeão será definido no clássico Fluminense x Vasco, que acontece na sequência, às 11h – o Tricolor tem seis pontos, e o Cruz-Maltino, quatro.