Capim único município do Vale do Mamanguape por limpar o CAUC

A atual gestão da cidade de capim, vem se destacando por manter o cauc do município limpo.

Administrar uma cidade não é fácil e um dos principais desafios relatados pelos gestores atualmente é a falta de recursos extras com a inclusão no nome na lista do Serviço Auxiliar de Informações para Transferências Voluntárias (CAUC), a prefeitura deixa de receber transferências espontâneas, o que a deixa impedida de tomar empréstimos ou receber determinadas emendas de deputados. De acordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal, as prefeituras têm de enviar os demonstrativos exigidos à Secretaria do Tesouro Nacional, para estarem limpas no Cauc. Segundo ultimo levantamento publicado no Jornal da Paraíba, 98% das prefeituras do Estado estão inadimplentes com o Cauc, vetando esses municípios de receberem recursos federais.

Já a Prefeitura de Capim vive uma realidade diferente de outros municípios paraibanos, e entre os 12 municípios que compõem o Vale do Mamanguape é único que possuem o Cauc limpo, o primeiro relatório de cumprimento das obrigações financeiras do Município foi liberado, a partir de agora, os recursos federais para importantes áreas já podem ser pleiteadas. De acordo com a Secretária Municipal de finança, Ingrid Barbara, foi comprovada regularidade da prefeitura de Capim quanto a tributos, contribuições previdenciárias e à Dívida Ativa, contribuições para o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), adimplência financeira em empréstimos e financiamentos concedidos pela União. “Todos os municípios e o Estado têm um cadastro com a secretaria do Tesouro, e uma dívida em qualquer um dos itens do CAUC impede a transferência de convênios federais a prefeitura que estava na lista negativa, agora a Prefeitura de Capim pode conseguir recursos federais para investimentos importantes, para darmos continuidade ao desenvolvimento que a gestão de Tiago já está executando na cidade” explicou.
Para o prefeito Tiago Lisboa isso só foi possível graça ao esforço da equipe da Secretaria Municipal de Financia e Administração, algo que em outras gestões não conseguiram e hoje é uma realidade, na prática. “O esforço de nossa equipe fez com que o Município de Capim escrevesse mais uma vez uma nova história. Saímos da lista de pendências do CAUC, para determinado município receber esses recursos extras são necessário que o mesmo esteja “limpo”, diante o governo federal, mas mesmo sabendo desta importância, gestões passadas mantiveram o nome da prefeitura “sujo”. Hoje a realidade é outra somada à competência e compromisso de nossa gestão, limpamos o nome da prefeitura com isso não ficaremos apenas a mercê do FPM mensal que basicamente só dá para pagar o funcionalismo e realizar pequenas intervenções na cidade, estamos aptos a receber novos investimentos e melhorar a qualidade de vida de nossa gente” disparou Tiago.

Comentários