CHÁ VERDE EMAGRECE ?ALGUNS BENEFICIOS DA BEBIDA

É comum associar o consumo do chá verde a um estilo de vida saudável. È repleta de propriedades nutricionais que ajudam a prevenir doenças e deixam o organismo mais fortalecido. O chá verde é nativo da China e da Índia e é produzido a partir das folhas da planta Camellia sinensis. Consumido quente, frio e também há a versão em cápsulas.

Sabe-se que o chá verde tem sido usado nas culturas chinesa e japonesa há séculos. A planta possui grande quantidade de antioxidantes, cafeína, aminoácidos, vitaminas B, E, C, cálcio, magnésio, zinco, potássio e ferro que proporcionam mais saúde. Não tem calorias e pode ser bastante refrescante. Por isso, não faltam motivos para consumir o chá verde todos os dias.

Beneficios do Chá Verde !

1. Melhora a função cerebral Diversos estudos relacionam o consumo regular de chá verde com uma melhora da função cerebral. Isso ocorre porque a cafeína, um dos componentes do chá verde, tem a capacidade de melhorar o desempenho em tarefas cognitivas de longa duração, que exigem estado de alerta. A L-teanina, outra substância presente no chá verde, quando consumida com frequência pode proporcionar relaxamento. Por isso, muitas vezes, o consumo de chá verde é apontado como estratégia para melhorar a memória e a concentração. Muitas pessoas relatam ter mais energia e se sentirem mais produtivas quando bebem chá verde.

2. Ajuda a emagrecer O chá verde contém um composto chamado epigalocatequina galato, que pode aumentar o gasto energético. Quem consumir cerca de 250 miligramas dessa substância (cerca de três xícaras de chá verde) consegue acelerar o metabolismo e queimar 100 calorias extras por dia, aproximadamente. Em um estudo realizado com 10 homens saudáveis, o chá verde aumentou o gasto energético em 4%.

3. Aumenta o desempenho físico Beber chá verde aumenta a energia do organismo e melhora o desempenho físico. É o que comprova uma pesquisa da Harokopio University (Grécia). A responsável por esse benefício é a cafeína, que dá energia. Estudos também relatam que a substância presente na bebida consegue aumentar o desempenho físico em até 12%.

4. Diminui o risco de câncer Os polifenóis do chá verde são antioxidantes e sabe-se que dietas ricas nesse nutriente ajudam na prevenção de vários tipos de câncer. Um estudo da Universidade Harvard comprovou que as mulheres que bebiam mais chá verde tinham um risco de 20 a 30% menor de desenvolver câncer de mama. Além disso, uma pesquisa demonstrou que o consumo de chá verde diminui em 48% o risco do desenvolvimento do câncer de próstata. E uma revisão de estudos comprovou que o consumo da bebida ajuda a diminuir o risco de desenvolver o câncer colorretal em 42%.

5. Afasta as doenças neurodegenerativas Algumas substâncias do chá verde podem ter vários efeitos protetores no cérebro. Consumir regularmente a bebida podem reduzir o risco de Alzheimer e Parkinson, que são as doenças neurodegenerativos mais comuns. Diversos estudos comprovam que o chá verde protege os neurônios e previnem essas doenças.

6. Combate infecções Alguns estudos mostram que o chá verde pode eliminar bactérias e inibir alguns vírus, o que contribui para diminuir o risco de infecções. As catequinas do chá verde também inibem o crescimento de uma das bactérias que causa cárie. Por isso, pesquisas relacionam o consumo da bebida com a melhora da saúde bucal.

7. Diminui o risco de diabetes O diabetes tipo 2 é um problema de saúde que atinge milhões de pessoas em todo o mundo. No Brasil, estima-se que sejam cerca de 13 milhões de diabéticos, de acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes. A doença faz com que a pessoa não produza insulina suficiente, um hormônio que controla a quantidade de glicose no sangue. Uma pesquisa mostrou que os polifenóis presentes no chá verde ajudam a regular a glicose de pessoas com diabetes. Quando a glicose aumenta no sangue, a insulina entra no pâncreas para sinalizar às células que começam a metabolizar a glicose. Os polifenóis ajudam nesse processo: torna as células mais sensíveis aos efeitos da insulina.

8. Reduz o risco de doenças cardiovasculares As doenças cardiovasculares, como infartos e acidente vascular cerebral (AVC), são as principais causas de morte no mundo, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). A boa notícia é que uma pesquisa mostrou que o chá verde afasta o risco dessas doenças. A bebida reduz os níveis de colesterol ruim (LDL) do organismo, que é um dos fatores de risco das doenças cardiovasculares e aumenta a capacidade antioxidante do sangue. Uma pesquisa divulgada no The Journal of Nutrition comprovou que quem consome o chá verde têm até 31% menos risco de desenvolver esses problemas de saúde.

9. Aumenta a expectativa de vida Como o chá verde contribui com a diminuição do risco de alguns cânceres e afasta as doenças cardiovasculares, seu consumo frequente aumenta a expectativa de vida. Um estudo realizado com mais de 40 mil adultos japoneses, mostrou que aqueles que beberam mais chá verde (cerca de 5 ou mais xícaras por dia) tiveram menos risco de morrer durante um período de 11 anos.

10. Melhora o humor O chá verde possui uma substância conhecida por L-teanina que é responsável pelo aumento da produção de dopamina e serotonina que causam bem-estar. Além disso, nota-se maior sensação de relaxamento devido ao aumento de produção de ondas alfa do cérebro. Há ainda a presença dos flavonoides que controlam a ansiedade. Por isso, o consumo regular de chá verde contribui para a manutenção do bom humor.

11. Faz bem para a digestão O chá verde pode auxiliar na estimulação de ácidos estomacais, contribuindo para a digestão e a absorção adequada dos nutrientes. Além de reduzir a absorção de gorduras e colesterol do organismo. Consumir regulamente ajuda a estimular a microbiota do intestino (flora intestinal), o que facilita a digestão.

Como consumir o chá verde

A erva natural é mais potente do que os chás de saquinho industrializado. Apesar de possuírem as mesmas substâncias, eles têm concentrações diferentes. Por isso, sempre que possível, é importante preparar o chá verde com as folhas secas para potencializar os benefícios.

A forma de preparo também altera as propriedades da bebida —a cada 1 grama de folha inclua 100 ml de água. Deixe em infusão por cinco minutos em temperatura alta e consuma logo após o preparo para não perder os antioxidantes. Evite que a água ferva para que as folhas fiquem cozidas e com gosto ainda mais amargo.

Recomenda-se beber até 4 xícaras ao dia de chá verde. Mas é importante evitar consumir com as refeições, uma vez que pode interferir na absorção de ferro e cálcio dos alimentos.

Patricia Oliveira

Posts recentes

Técnico do Universitario elogia Botafogo após derrota no Nilton Santos e diz: ‘Não é desculpa, mas o campo era muito rápido, é outro futebol’

O técnico do Universitario, Fabián Bustos, afirmou que o gramado sintético do Estádio Nilton Santos…

1 semana atrás

Jornalistas exaltam mais um lindo mosaico da torcida do Botafogo: ‘Estão esculachando. Um dos mais bacanas que vi’

A torcida do Botafogo fez mais um lindo mosaico para receber o time nesta quarta-feira…

1 semana atrás

Artur Jorge elogia desempenho de Luiz Henrique no Botafogo e diz: ‘Jogador de entrega total. Tem que trabalhar para fazer mais gols’

Luiz Henrique marcou seu primeiro gol pelo Botafogo. Contratação mais cara da história do futebol…

1 semana atrás

Artur Jorge explica que trocou Bastos por causa de desgaste e se preocupa com Tiquinho Soares no Botafogo: ‘Uma baixa e tanto’

Substituído ainda nos minutos iniciais de Botafogo 3 x 1 Universitario (PER) nesta quarta-feira (24/4),…

1 semana atrás

Brasil e a Transição para Veículos Elétricos: Desafios e Oportunidades

“Este artigo foi escrito por Telles Martins, Especialista em Veículos Sustentáveis e Impacto Ambiental, e…

1 semana atrás