Eduardo Paes reforça parcerias sociais com instituições religiosas em reunião com cardeal Dom Orani Tempesta

O candidato à reeleição para prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), reuniu-se nesta segunda-feira (23) com o arcebispo do Rio de Janeiro, cardeal Dom Orani João Tempesta, para discutir parcerias entre o governo municipal e instituições religiosas. Durante o encontro, Paes destacou o desejo de expandir as ações sociais em conjunto com a Igreja Católica e outras denominações religiosas, visando beneficiar um número maior de cariocas em situação de vulnerabilidade.
“Existem dois programas da Prefeitura que queremos ampliar, e entendo que a parceria com a Igreja Católica e com outras denominações religiosas pode ser um caminho,” afirmou Paes, mencionando o programa Seguir em Frente e o projeto Cozinhas Comunitárias. “O primeiro é o Seguir em Frente, que é extremamente importante para a população de rua, e as instituições religiosas podem cumprir um papel significativo. O outro é o programa Cozinhas Comunitárias, e a Igreja Católica, com sua forte presença em áreas pobres da cidade, pode ser uma parceira estratégica.”
Desde sua criação em dezembro do ano passado, o programa Seguir em Frente já beneficiou mais de 3.800 pessoas em situação de rua. A iniciativa é fruto de uma parceria entre as secretarias de Saúde, Assistência Social, Trabalho e Renda, com o objetivo de oferecer medidas de proteção, ressocialização e reinserção no mercado de trabalho para essa população vulnerável.
O planejamento inclui uma série de ações voltadas ao acolhimento, assistência social e cuidados de saúde, com foco na reintegração e cidadania. Segundo Paes, “o programa Seguir em Frente complementa as políticas públicas já existentes, e desde janeiro de 2021, conseguimos aumentar em 75% o número de vagas de acolhimento, passando de 1.803 para 3.500, distribuídas em 33 unidades entre albergues, hotéis, centrais de recepção e outras instituições.” A meta é atingir quatro mil vagas até o final de 2024.
Além disso, a cidade do Rio de Janeiro dispõe de 157 unidades da Rede de Acolhimento, entre as quais se destacam 47 Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), 14 Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), albergues, centrais do programa CadRio, além de conselhos tutelares e outras instituições de apoio.
Outro ponto abordado por Paes foi a expansão do programa Cozinhas Cariocas, que atualmente conta com 41 unidades espalhadas pela cidade e deve chegar a 55 até o final deste ano. “Desde 2022, já distribuímos 4,4 milhões de refeições, e com a ajuda das instituições religiosas, conseguiremos alcançar ainda mais pessoas em situação de vulnerabilidade,” concluiu o candidato.

Posts recentes

MOSTRA DE DANÇA – MAEL – MEU NOME É ISMAEL IVO – CAXIAS

MOSTRA DE DANÇA – MAEL – MEU NOME É ISMAEL IVO – CAXIAS O espetáculo…

2 horas atrás

ESSE SHOW PODERIA SER UM E-MAIL no Teatro Clara Nunes

ESSE SHOW PODERIA SER UM E-MAIL no Teatro Clara Nunes “Esse Show poderia ser um…

2 horas atrás

Revitalização da obra ‘Palácio de Cristal’, na Praça Cardeal Arcoverde, começa nesta segunda-feira

A Prefeitura do Rio de Janeiro deu início, na manhã desta segunda-feira (24), às intervenções…

2 horas atrás

Bola mal recuada assombra o Vasco, que já deu gol de ‘presente’ e teve expulsão em 2024; relembre

Na partida contra o Palmeiras neste domingo, em Brasília, o erro de Rayan foi crucial…

2 horas atrás

Vasco é o 9º colocado no returno do Campeonato Brasileiro

Corinthians e Vitória foram as equipes que mais subiram na classificação do returno após a…

2 horas atrás

Leila Pereira, do Palmeiras, pede para CBF ‘olhar’ para fair play financeiro e diz: ‘Senão esperam o clube quebrar e vêm essas SAFs’

Presidente do Palmeiras, Leila Pereira voltou a se posicionar sobre fair play financeiro no Brasil.…

4 horas atrás