Feira de São Cristovão- RJ é Tombada pela Câmara

Câmara aprova e a Feira de Tradições de São Cristóvão, a “Feira dos Nordestinos”, é o mais novo patrimônio imaterial do Rio de Janeiro.

Feira de São Cristóvão agora é patrimônio imaterial do Rio (Agência Brasil /Tomaz Silva)

A Cãmara do Rio de Janeiro  aprovou o projeto de lei nº 53/2021. A iniciativa de autoria do Vereador Vitor Hugo tomba o Centro Municipal de Tradições Nordestinas, que fica no campo de São Cristovão-RJ, e a declara como bem imaterial da Cidade do Rio de Janeiro. O projeto segue agora para sanção do Prefeito * Eduardo Paes*

Conhecida popularmente como “feira dos nordestinos”, a  Feira de Tradições Nordestinas começou a ser formar em 1945. Naquele ano, retirantes nordestinos chegavam ao Campo de São Cristóvão em caminhões, os famosos “paus” de arara,” vindos para trabalhar na emergente construção civil da então capital da República. Os animados encontros dos recém-chegados com seus parentes e conterrâneos que já estavam na cidade deu origem à Feira, que permaneceu ao redor do Campo de São Cristovão por 58 anos.

Feira de São Cristóvão tem 76 anos de festa e tradição

Em 2003, o antigo pavilhão foi reformado pela  na Prefeitura do Rio de Janeiro gestão do então prefeito e hoje vereador Céasar Maia , que construiu o atual Centro Municipal Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas. Hoje, não só nordestinos frequentam a Feira para matar saudades e resgatar um pouco de sua cultura, mas também cariocas e turistas de todo o País. Com isso, a Feira se tornou patrimônio imaterial da cidade e se somou a outras atrações turísticas mundialmente conhecidas da cidade.

Autor do PL, o vereador Vitor Hugo comentou sua aprovação e destacou a importância histórico-cultural da feira.

“São 76 anos em atividade e pelo menos cinco gerações que fazem a história da Feira. O Rio precisa abraçar esse povo que não deixa a nossa cidade parar. Essa Feira é um grande ícone da cultura nordestina na nossa cidade e, também, um importante ponto turístico do Rio Esse tombamento nos traz a segurança da continuidade dessa tradição”, afirmou o parlamentar.

Patricia Oliveira

Posts recentes

Botafogo comunica de forma oficial que não está negociando com Douglas Costa

O Botafogo emitiu um comunicado oficial à imprensa na noite desta quarta-feira (21/12) informando que…

1 ano atrás

A caminho do Bahia, Kanu se despede do Botafogo nas redes sociais: ‘Clube que me deu tudo. Sempre na torcida e até qualquer dia’

Muito próximo de ser anunciado como novo reforço do Bahia, em um acordo de empréstimo…

1 ano atrás

Everton Ribeiro rasga elogios a Vítor Pereira e projeta temporada de 2023 do Flamengo

Conteúdo original: Flamengo - Notícias e jogo do Flamengo - Coluna do Fla Coluna do…

1 ano atrás

“10 anos de reconstrução”: Coluna do Fla lança série especial com detalhes de ‘reinvenção’ do clube

Conteúdo original: Flamengo - Notícias e jogo do Flamengo - Coluna do Fla Coluna do…

1 ano atrás

Vidal completa primeira etapa de curso para se tornar treinador

Conteúdo original: Flamengo - Notícias e jogo do Flamengo - Coluna do Fla Coluna do…

1 ano atrás