O antigo CIEP 045 Porto do Rosa, em São Gonçalo, cederá lugar para o Instituto Vini.Jr, iniciativa que beneficiará mais de 2 mil pessoas, entre crianças, adolescentes e seus familiares. Nesta quinta-feira (19), o governador Cláudio Castro (PL) assinou contrato cessão do terreno, que será válido por 10 anos.
Pelo acordo, a entidade deve investir R$ 20 milhões para requalificar o espaço, que será utilizado para fins educacionais e sociais. Na unidade, será construída a Cidade da Educação, voltada para crianças de 4 a 5 anos, que serão contempladas com pré-escola integral. No local, também serão atendidos alunos do primeiro segmento do ensino fundamental em regime de contraturno. As atividades educacionais serão todas gratuitas.
“Eu fico honrado por ceder esse espaço para um projeto que vai contribuir muito para a educação das nossas crianças. O esporte é um instrumento muito potente e esta é uma parceria com grande alcance social,” disse Cláudio Castro.
O chamamento público foi aberto em junho deste ano, com exclusividade para organizações sem fins lucrativos. O Instituto Vini.Jr foi o único participar e apresentou um projeto que cumpriu todos os requisitos do edital, que exigia impactação na comunidade local, com promoção de atividades educacionais, esportivas e culturais.
“Todo o processo foi realizado com total transparência para ocupar um imóvel do Estado que estava sem uso há muitos anos. O período da cessão vale por dez anos e pode ser renovado. Este é um projeto inovador que certamente será referência e representa um grande presente para o Estado do Rio,” destacou o secretário da Casa Civil, Nicola Miccione.
Há três anos, o Instituto Vini.Jr desenvolve atividades no território fluminense, e em mais quatro estados, somando 25 escolas públicas atendidas. Nas unidades, os professores passam por capacitação profissional para a aplicação da metodologia do movimento e da linguagem do futebol como ferramenta de otimização do ensino-aprendizagem.
“A Cidade da Educação do Instituto Vini Jr. será um grande laboratório de boas práticas para a educação pública. Nós vamos atender diretamente muitas crianças com educação de qualidade, mas, sobretudo, seremos um polo de inovação, que servirá para a formação continuada de profissionais de educação e para a criação e teste de novas práticas que fortaleçam a rede pública. Vamos continuar mostrando que o futebol pode ser muito mais do que uma prática desportiva”, explicou o diretor-executivo do Instituto Vini.Jr, Victor Ladeira.
O Botafogo divulgou na manhã deste sábado que 15 mil ingressos já foram vendidos para…
O Botafogo e a maioria dos clubes brasileiros não gostam de ver jogadores correndo riscos…
A torcida do Botafogo vai marcar presença e fazer bonito de novo. Apenas com sócios,…
As Gloriosas enfrentam o Fluminense pelo Campeonato Carioca Feminino, às 10h, no CT Vale das…
Jeffinho está em reta final e deve retornar ao time após a pausa para data…
Se você já se olhou no espelho e notou que seu cabelo estava com pontas…