Categorias POLITICA

Lei dos caminhoneiros: STF reavalia normas e impactos bilionários para o setor de transporte

Quase uma década após a promulgação da Lei dos Caminhoneiros, o Supremo Tribunal Federal (STF) ainda discute pontos cruciais da legislação, que podem acarretar um passivo trabalhista significativo para as empresas do setor. Estima-se que o montante envolvido chegue a R$ 255,6 bilhões.

Em junho do ano passado, o STF julgou a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 5.322, questionando partes da lei 13.103, de 2 de março de 2015. No entanto, em agosto de 2024, surgiram novos recursos pedindo esclarecimentos sobre a decisão, e o debate voltou ao plenário virtual do Supremo.

Os pontos críticos da Lei dos Caminhoneiros em discussão

O ministro Dias Toffoli solicitou mais prazo para analisar os embargos de declaração apresentados tanto pelas empresas de transporte quanto pelos trabalhadores. A principal questão é determinar a data a partir da qual devem ser aplicados os entendimentos definidos no julgamento do ano passado: se a partir da entrada em vigor da lei ou após o julgamento do STF.

Empregadores e trabalhadores defendem que o marco seja a partir de junho de 2023, quando ocorreu o julgamento, e que os efeitos não sejam retroativos. Isso significa que as decisões se aplicariam apenas a partir dessa data, sem vigorar desde a promulgação da lei.

Qual é o impacto das decisões do STF na prática?

Ministros do STF consideraram inconstitucionais alguns dispositivos da Lei dos Caminhoneiros aprovados durante o mandato da ex-presidente Dilma Rousseff. Entre eles estão as regras sobre descanso semanal remunerado e intervalo entre jornadas de trabalho.

Outra decisão importante foi considerar o tempo de espera pela carga como período de trabalho, não de descanso. Além disso, não é permitido que motoristas descansem enquanto o caminhão está em movimento com revezamento de motoristas.

A reação do setor de transporte e possíveis adaptações

Segundo Orlando Maia Neto, advogado representando empresas do setor de transporte de combustível, a flexibilização permitida pela lei incluía a divisão do tempo de descanso entre jornadas e o descanso em movimento. No entanto, o STF rejeitou essas práticas, gerando a necessidade de adaptações significativas no setor.

Aumento da frota de caminhões em cerca de 20%

Adaptar caminhões para atender às novas exigências

Capacitação de motoristas com cursos especializados

Diante destas mudanças, a Confederação Nacional dos Transportes (CNT) solicitou mais prazo para adequação e a possibilidade de descanso em movimento, mas tais pedidos foram negados pelo ministro relator Alexandre de Moraes. Ele acatou, no entanto, a aplicação das novas regras a partir de agosto de 2023, data de publicação da ata do julgamento.

O que estabelece a Lei dos Caminhoneiros?

Aprovada após pressões da categoria durante uma greve no governo Dilma Rousseff, a lei 13.103 regulamentou a profissão de motorista profissional e definiu normas sobre a jornada de trabalho dos caminhoneiros.

Uma hora de almoço por dia

11 horas de descanso entre jornadas

35 horas de descanso semanal em viagens longas

Possibilidade de prorrogar a jornada por até duas horas diárias

Redução do descanso para até nove horas com compensação no dia seguinte

Quais são as decisões do STF sobre a Lei dos Caminhoneiros?

O STF julgou inconstitucional o fracionamento do descanso noturno e o acúmulo de descanso semanal. Assegurou também que o tempo de espera pela carga deve ser contado como jornada de trabalho e, possivelmente, como hora extra.

A prática de descanso com o veículo em movimento também foi negada. Com isso, a CNT tenta reverter essa decisão, mas o relator Alexandre de Moraes já se manifestou novamente contra a prática.

Em suma, o julgamento final do STF sobre a Lei dos Caminhoneiros, previsto para os próximos meses, terá um impacto profundo na regulamentação da jornada de trabalho e pode gerar significativas adaptações no setor de transporte.
O post Lei dos caminhoneiros: STF reavalia normas e impactos bilionários para o setor de transporte apareceu primeiro em Terra Brasil Notícias.

Posts recentes

Botafogo x Peñarol: 15 mil ingressos vendidos para sócios para ida da semifinal da Libertadores

O Botafogo divulgou na manhã deste sábado que 15 mil ingressos já foram vendidos para…

2 semanas atrás

Não é só prejuízo… Data Fifa ajuda jogador do Botafogo

O Botafogo e a maioria dos clubes brasileiros não gostam de ver jogadores correndo riscos…

2 semanas atrás

Apenas com sócios, Botafogo já garante público maior que último jogo de Flamengo e de Fluminense no Maracanã

A torcida do Botafogo vai marcar presença e fazer bonito de novo. Apenas com sócios,…

2 semanas atrás

AO VIVO | Botafogo visita o Fluminense no Campeonato Carioca Feminino 2024

As Gloriosas enfrentam o Fluminense pelo Campeonato Carioca Feminino, às 10h, no CT Vale das…

2 semanas atrás

Próximo do retorno no Botafogo, Jeffinho será importante em fim de temporada decisivo

Jeffinho está em reta final e deve retornar ao time após a pausa para data…

2 semanas atrás

Corte Bordado: a técnica que tira as pontas duplas do cabelo

Se você já se olhou no espelho e notou que seu cabelo estava com pontas…

2 semanas atrás