Notícia

Ministério Público recomenda proibição de fogueiras e fogos em cidades da PB

Na recomendação, o promotor de Justiça destaca que a Lei Estadual 11.711/20 proíbe o ato de acender fogueiras nas áreas urbanas em todo o território estadual, enquanto perdurar a pandemia de Covid-19

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) recomendou a 12 municípios do Sertão do Estado a decretarem a proibição de acender fogueiras e queimar fogos de artifício no período junino. A recomendação, expedida pelo promotor de Justiça Antônio Barroso Pontes – que atua na defesa do meio ambiente e patrimônio social, visa evitar a exposição da população em geral à fumaça ou gases decorrentes desta utilização, principalmente nesse período de pandemia de Covid-19.

Os municípios que receberam a recomendação do MPPB foram: Sousa, Aparecida, São Francisco, Santa Cruz, Lastro, Vieirópolis, São José da Lagoa Tapada, Marizópolis, Nazarezinho, Uiraúna, Poço Dantas e Joca Claudino.

Na recomendação, o promotor de Justiça destaca que a Lei Estadual 11.711/20 proíbe o ato de acender fogueiras nas áreas urbanas em todo o território estadual, enquanto perdurar a pandemia causada pelo novo coronavírus, visando impedir o agravamento das situações relacionadas à crise de saúde pública vivenciada.

Além disso, é destacada a necessidade de inibir o surgimento de problemas de saúde respiratórios provocado pela fumaça, o que pode ser um agravante no período de enfrentamento à covid-19, haja vista os problemas respiratórios decorrentes da inalação de fumaça e gases tóxicos liberados por fogueiras juninas e da queima de fogos.

Também é apontado no documento a possibilidade de intoxicação por fumaça, pelasqueimadas das fogueiras e de fogos de artifício, impactando a saúde respiratória da população, além dos acidentes causados.

De acordo com o Ministério Público, as cidades citadas deverão fiscalizar o cumprimento das normativas estadual e municipal, responsabilizando os que descumprirem nas penas de multa, bem como da responsabilização civil, administrativa ou porventura penal que haja.

Patricia Oliveira

Posts recentes

Técnico do Universitario elogia Botafogo após derrota no Nilton Santos e diz: ‘Não é desculpa, mas o campo era muito rápido, é outro futebol’

O técnico do Universitario, Fabián Bustos, afirmou que o gramado sintético do Estádio Nilton Santos…

1 semana atrás

Jornalistas exaltam mais um lindo mosaico da torcida do Botafogo: ‘Estão esculachando. Um dos mais bacanas que vi’

A torcida do Botafogo fez mais um lindo mosaico para receber o time nesta quarta-feira…

1 semana atrás

Artur Jorge elogia desempenho de Luiz Henrique no Botafogo e diz: ‘Jogador de entrega total. Tem que trabalhar para fazer mais gols’

Luiz Henrique marcou seu primeiro gol pelo Botafogo. Contratação mais cara da história do futebol…

1 semana atrás

Artur Jorge explica que trocou Bastos por causa de desgaste e se preocupa com Tiquinho Soares no Botafogo: ‘Uma baixa e tanto’

Substituído ainda nos minutos iniciais de Botafogo 3 x 1 Universitario (PER) nesta quarta-feira (24/4),…

1 semana atrás

Brasil e a Transição para Veículos Elétricos: Desafios e Oportunidades

“Este artigo foi escrito por Telles Martins, Especialista em Veículos Sustentáveis e Impacto Ambiental, e…

1 semana atrás