A Prefeitura do Rio de Janeiro, por meio da Geo-Rio e com apoio da Subprefeitura da Zona Sul, finalizou as obras de contenção e drenagem do Parque da Catacumba, na Lagoa, na Zona Sul da cidade. Iniciadas em abril, tiveram duração de oito meses. Os investimentos ultrapassaram R$ 1,4 milhões.
A Fundação Instituto de Geotécnica atuou no parque ao longo de 11 diferentes pontos. No ponto 1, foi realizado solo grampeado revestido com biomanta e uma tela de alta resistência foi instalada, contemplando uma área de 400 metros quadrados. Três muros ciclópicos foram executados no ponto 2, e no ponto 3 as equipes da Geo-Rio realizaram o desmonte de um bloco rochoso de 130 metros cúbicos.
“Mais uma entrega importante para a cidade. O Parque da Catacumba é muito bonito e agora está seguro para a população usufruir”, conta o presidente da Geo-Rio, Anderson Marins.
Nos pontos 4 e 5, foram feitas a construção de uma cortina ancorada de 88 metros quadrados e de um muro de gabião de 32,50 metros quadrados, respectivamente. A encosta recebeu, ainda, retaludamento (600 metros quadrados), canaletas com degraus apoiada (90 metros) e estaqueada (38 metros) em solo, além de concreto projetado com viga estaqueada (23 metros). Para reforçar a estabilização do local, uma mureta chumbada de 37,50 metros quadrados foi executada e uma área de 1.300 metros quadrados foi reflorestada.
“As obras de contensão no Parque da Catacumba eram uma demanda antiga e que estamos entregando. Além de garantir a segurança dos frequentadores, queremos oferecer boas experiências para quem utiliza aa áreas de lazer da cidade”, explica o subprefeito da Zona Sul, Flávio Valle.
Investimentos na Geo-Rio na atual gestão
Desde o início da atual gestão, a Geo-Rio recebeu investimentos que ultrapassam R$ 100 milhões para atuar em pontos estratégicos e preventivos na cidade. Só no mês de novembro, foram mais três entregas: Grumari, Avenida Niemeyer e Portão Vermelho, na Rocinha. Em outubro, foi a vez das avenidas das Américas, em Vargem Grande, e Carlos Peixoto, em Botafogo, receber os cuidados da fundação. Além disso, uma nova obra de contenção foi iniciada na comunidade da Mangueira.
Setembro também foi um mês recheado. Ao todo, quatro obras de contenção foram finalizadas, uma na comunidade do Barro Vermelho, no Engenho Novo, em Irajá, em Santa Teresa e na Vila Olímpica Artur da Távola, em Vila Isabel. Em agosto, outras duas foram concluídas na Rocinha, uma no Beco 199 e no campo da Vila Verde, totalizando sete importantes obras na comunidade da Zona Sul, para benefício direto de cerca de três mil moradores.
As mais de 50 obras entregues pela Geo-Rio desde o ano passado já beneficiaram cerca de 250 mil pessoas.
O Botafogo divulgou na manhã deste sábado que 15 mil ingressos já foram vendidos para…
O Botafogo e a maioria dos clubes brasileiros não gostam de ver jogadores correndo riscos…
A torcida do Botafogo vai marcar presença e fazer bonito de novo. Apenas com sócios,…
As Gloriosas enfrentam o Fluminense pelo Campeonato Carioca Feminino, às 10h, no CT Vale das…
Jeffinho está em reta final e deve retornar ao time após a pausa para data…
Se você já se olhou no espelho e notou que seu cabelo estava com pontas…