RioGaleão prevê superar projeção de passageiros em 2024

A concessionária RIOgaleão, responsável pela administração do Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro, espera superar as previsões de fluxo de passageiros em 2024. A estimativa foi divulgada nesta sexta-feira pelo presidente da empresa, Alexandre Monteiro, durante um evento na Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ) .
Segundo Monteiro, o número de passageiros no terminal em 2023 ficou abaixo de 8 milhões até julho, mas a expectativa para o restante do ano é otimista. “Vamos ultrapassar um pouco os 14 milhões de passageiros… Agora acreditamos que chegaremos a quase 14,5 milhões”, declarou o executivo à Reuters.
Esse crescimento expressivo, bem como a projeção otimista para 2024, são atribuídos a dois fatores principais: o aumento de voos internacionais e a transferência de voos do Aeroporto Santos Dumont para o Galeão. A medida faz parte de uma série de ações adotadas pelos governos federal, estadual e municipal para impulsionar o terminal, que tem capacidade para atender até 37 milhões de passageiros por ano.
“A coordenação está indo bem. Tanto o fluxo internacional quanto as conexões no aeroporto estão em crescimento”, destacou Monteiro.
De acordo com dados da RIOgaleão, entre janeiro e julho deste ano, o número de passageiros internacionais alcançou 2,6 milhões, frente a 2 milhões no mesmo período de 2023. Já o volume de passageiros domésticos quase triplicou, passando de 2 milhões para 5,3 milhões no mesmo intervalo.
Investimentos e Planejamento Futuro
A concessionária prevê fechar 2024 com um total de 110 milhões de reais em investimentos, quase o dobro dos 50 milhões aplicados em 2023. O plano de investimentos para 2025 deve ser concluído até o final deste ano.
O cenário positivo para o Galeão é uma reversão de expectativas em relação a 2022, quando a Changi Airport, de Cingapura, controladora da RIOgaleão, cogitou desistir da concessão devido à baixa demanda. No entanto, após a adoção de medidas que incentivaram o uso do Galeão, incluindo a limitação de voos no Santos Dumont, a Changi demonstrou interesse em manter a operação no terminal carioca.
Essa semana, o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, comentou que o tema está sendo avaliado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e que espera que a Changi continue administrando o RIOgaleão.
Em nota, a concessionária afirmou que segue em diálogo com o governo federal e o TCU para “buscar uma solução conjunta para a repactuação do contrato de longo prazo para a concessão do aeroporto”.
Contexto da Concessão
A Changi Airport, em consórcio com a antiga Odebrecht, venceu a concessão do Galeão em 2013, com uma oferta de aproximadamente 19 bilhões de reais, quase quatro vezes o valor mínimo estabelecido pelo governo. A empresa ainda possui um passivo anual de 1,3 bilhão de reais relativo à outorga gerada pelo leilão.

Posts recentes

Seleção Brasileira enviará pré-lista para próxima data Fifa nesta sexta; convocação sai no dia 27

A Seleção Brasileira enviará nesta sexta-feira (20/9) aos clubes uma pré-lista de 30 a 40…

16 horas atrás

Libertadores: em jogo de ida de duelo que define adversário de Botafogo ou São Paulo, Flamengo perde para o Peñarol no Maracanã

Com Botafogo e São Paulo de olho, Flamengo e Peñarol se enfrentaram na noite desta…

16 horas atrás

Botafogo perde de virada para o Cuiabá na Arena Pantanal no jogo de ida das quartas do Brasileiro Sub-17

O Botafogo perdeu para o Cuiabá de virada por 2 a 1 na noite desta…

16 horas atrás

VÍDEO: Jornalista ajuda na montagem do mosaico do Botafogo até 3h da manhã e se diverte com torcida no Nilton Santos

O jornalista Igor Rodrigues ajudou na montagem do mosaico dupla face do Botafogo até depois…

16 horas atrás

Igor Jesus, do Botafogo, recebe prêmio de artilheiro do Brasileirão em agosto

Depois de Luiz Henrique, foi a vez de Igor Jesus receber prêmio no Botafogo. Ele…

16 horas atrás

Vasco é o time que mais utiliza jogadores jovens no profissional

Do presente e futuro Existe aquela frase que é muito utilizada pelos Cruzmaltinos: “Enquanto existir…

16 horas atrás