Do presente e futuro
Existe aquela frase que é muito utilizada pelos Cruzmaltinos: “Enquanto existir um coração infantil, o Vasco será imortal”. E se as crianças são o futuro do Vasco, o presente também pode ser considerado como jovem e promissor.
Isso porque de acordo com um estudo recente do instituto internacional de estudos esportivos chamado CIES Football Observatory, e que foi divulgado na última quarta (18), o Gigante da Colina é o clube brasileiro que mais utiliza atletas com menos de 21 anos. O Fluminense aparece em segundo, com 19.
Na 111º posição no ranking mundial, os números indicam que o Vasco está rejuvenescendo o time. Segundo o levantamento, que analisou os campeonatos entre 2021 e 2024, os jogadores com menos de 21 anos representam mais de 13% dos minutos jogados pelo Vasco, com cerca de 22 jogadores.
Ficando um pouco mais?
Conhecido por trazer importantes craques ao futebol, como Romário, Roberto Dinamite e tantos outros astros, o Vasco chegou a revelar importantes nomes nas últimas décadas, como Coutinho, Alex Teixeira, Allan, Souza e Douglas Luiz.
Contudo, muitas das vezes o Vasco acaba não conseguindo aproveitar muitos desses atletas antes dos 20 anos, já que eram vendidos de forma precoce. Além de Coutinho, que foi para a Internazionale (ITA) aos 18, temos o caso de Douglas Luiz, que também foi cedo para o futebol inglês.
O Vasco deve dar mais oportunidades para Rayan?
O Vasco deve dar mais oportunidades para Rayan?
Mas essa situação vem mudando nos últimos anos. Vivendo momentos turbulentos nos bastidores das últimas gestões, o Vasco precisou recorrer a jogadores mais jovens para resolver os jogos. Neste ano, a bola da vez é Rayan, de 18 anos, que é colocado como um jogador promissor.
Um jovem à beira do campo
Se o Vasco necessita de jovens em campo, a situação parece se repetir em relação ao seu treinador. Com apenas 40 anos, o técnico Rafael Paiva vem ganhando a sua primeira oportunidade como comandante de um time profissional. Anteriormente, só havia feito trabalhos em equipes de base.
Utilizado para substituir o argentino Ramón Díaz de forma interina, acabou ganhando espaço com as vitórias. Além de conseguir uma pontuação importante no Campeonato Brasileiro, o jovem treinador conseguiu levar o Cruzmaltino até as semifinais da Copa do Brasil e ainda sonha com o título.
Veja também
Torcida do Vasco critica escolha de Rafael Klein para apitar jogo contra o Palmeiras em São Januário
Com um espírito jovem, o Vasco se prepara para enfrentar o Palmeiras, no próximo domingo (22), às 16h, pela vigésima sétima rodada do Brasileirão. Vale destacar que, apesar do mando de campo ser do Gigante da Colina, a partida será no Mané Garrincha.