Em uma adaptação “lenta, mas contínua” na retomada após a crise gerada pela pandemia do novo coronavírus.

Cerca de 40% dos destinos turísticos mais famosos do mundo já iniciaram a flexibilização de restriçoes  por conta da pandemia da Covid-19. O dado é do relatório da Organização Mundial do Turismo ( OMT), divulgado na última quinta (30).

Os especialistas e empresários do setor preveem uma adaptação lenta, mas contínua, para uma possível retomada do turismo internacional.

Entre os 217 destinos consultados para o relatório de restrições a viagens da OMT, 87 flexibilizaram as políticas de contenção.

Destes, 83 mantiveram algumas medidas, como o fechamnto parcial das fronteiras. Apenas quatro voltaram a receber turistas completamente. Ainda assim, 115 destinos (53%) seguem com suas portas fechadas para visitas turísticas.

Impacto no turismo

O relatório também aponta que o turismo deve ser retomado ou flexibilizado em economias muito dependentes do setor. Um exemplo é o das pequenas nações insulares: 20 já reduziram as restrições, boa parte no Caribe.

Dos 115 destinos que seguem com restrições, 88 estão completamente fechados há três meses, gerando forte impacto na economia local.

De acordo com a organização, até o final de maio, foram US$ 320 bilhões em receita perdida – três vezes o custo da crise econômica global de 2009.