A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) entregou ao grupo de Minas e Energia do governo de transição uma estimativa acerca do aumento da conta de luz a partir dos próximos meses. Assim, a expectativa da Aneel é de que o aumento seja em torno de 5,6% da tarifa a partir de janeiro.
O reajuste será de mais de 10% em sete distribuidoras de energia, enquanto outras 15 companhias reajustarão seus valores entre 5 a 10%. Ademais, 17 empresas sofrerão com alterações de até 5%, e outras 13 não terão nenhum tipo de alteração.
Como ter descontos na conta de luz?Com o aumento previsto para a conta de energia, os valores podem ficar pesados para diversas famílias brasileiras que se encontram em situação de vulnerabilidade social. Sendo assim, o Governo Federal criou o programa Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE), no qual os grupos cadastrados no Cadastro único (CadÚnico) garantem descontos entre 10 e 100% do valor.
O abatimento é calculado de acordo com as características do grupo familiar em questão e do consumo mensal da residência. Veja qual o desconto ofertado para as famílias:
– Consumo de até 30 kWh ao mês: 65% de abatimento;– Consumo entre 31 kWh e 100 kWh ao mês: 40% de abatimento;– Consumo entre 101 kWh e 220 kWh ao mês: 10% de abatimento.
Já para as famílias indígenas e quilombolas, o desconto é feito de forma diferente:
– Consumo de até 50 kWh ao mês: 100% de abatimento;– Consumo entre 51 kWh e 100 kWh ao mês: 40% de abatimento;– Consumo entre 101 kWh e 220 kWh ao mês: 10% de abatimento.
Sendo assim, para consumos acima de 220 kWh por mês, não haverá nenhum desconto aplicado para nenhum dos grupos.
Com informações de Edital Concursos Brasil
The post Conta de luz deve subir 5,6% em janeiro de 2023, segundo ANEEL appeared first on Terra Brasil Notícias.