A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) anunciou na noite desta segunda-feira (19/12) que as oitavas de final da Copa Sul-Americana de 2023 terão playoffs. A informação foi publicada mais cedo pelo jornalista Leonardo Ferreira, da TNT Sports, e explicada de forma detalhada aqui no FogãoNET.
Vão disputar a nova etapa da competição, uns contra os outros, os segundos colocados da fase de grupos da Sul-Americana e os terceiros colocados da fase de grupos da Libertadores. Segundo a entidade, a mudança no regulamento tem como objetivo “elevar a qualidade” e “conseguir um torneio dinâmico e exigente”.
Vale destacar que o Botafogo estreia na Sul-Americana apenas na fase de grupos, que será disputada a partir do dia 5 de abril. Os playoffs das oitavas de final acontecem nas datas-base de 12 e 19 de julho.
📄 Confira abaixo parte do texto publicado no site da Conmebol:
“As modificações visam manter o número de partidas, mas tornando a fase de grupos e as oitavas de final mais dinâmicas e exigentes.
A primeira fase será disputada em partidas únicas, eliminando a modalidade de jogos de ida e volta.
A primeira fase do torneio será jogada em partidas individuais, eliminando a modalidade de ida e volta. Além disso, as equipes que terminarem em segundo lugar em seus grupos não serão mais eliminadas diretamente, mas terão a chance de avançar para as oitavas de final ao disputar um play-off com os clubes localizados na terceira posição da CONMEBOL Libertadores.
Com estas modificações, a competição mantém o número de partidas, ao mesmo tempo em que ganha mais interesse e atração na fase de grupos e nas oitavas de final.”
👀🏆 As mudanças no formato da CONMEBOL #Sudamericana em 2023!✅ Primeira Fase em jogo único!✅ Play-Off das Oitavas de Final entre os segundos dos grupos da #Sudamericana contra os terceiros dos Grupos da @LibertadoresBR.⭐️ #GrandeConquista pic.twitter.com/27xG9V3w0c— CONMEBOL Sudamericana (@SudamericanaBR) December 20, 2022