Na última quarta-feira (07/08), um clique feito no Rio de Janeiro reduziu a distância entre o Cristo Redentor e o único satélite natural da Terra. A imagem de um fotógrafo carioca se tornou viral após mostrar a lua “abraçando” o icônico monumento em uma noite com poucas nuvens e sem previsão de chuva na cidade.
A postagem já alcançou 400 mil contas, com mais de 5 mil compartilhamentos e 800 salvamentos. A foto, que recebeu curtidas de diversos famosos, incluindo Sabrina Sato, encantou os admiradores da cidade maravilhosa. O carioca Ari Kaye, fotógrafo com décadas de experiência, relatou ter sentido como se a lua estivesse “sorrindo” no momento da foto.
“O Rio tem essas coisas lindas. Cristo abraçando essa lua sorridente! O encaixe perfeito! Uma poesia em formato de lua! Lua 5.5% visível. Delicada e linda!”, escreveu ele na publicação.
Para completar o momento perfeito, o fotógrafo fez o registro em um dia significativo, quando o monumento foi iluminado em lilás, das 19h30 às 21h30, para marcar o combate à violência contra as mulheres e celebrar os 18 anos da Lei Maria da Penha. A iniciativa visou promover a reflexão, sensibilizar e incentivar a ação coletiva no enfrentamento da violência doméstica contra a mulher.
Uma das seguidoras comentou sobre a importância da fotografia e elogiou o clique. “Que lindo o Cristo roxo. Representou tanta coisa para mim essa foto”, disse.
Em entrevista ao Jornal G1, Ari revelou que o processo para capturar o clique perfeito foi um desafio. “Fotografo a Lua e o Cristo há muito tempo, mas a cada tentativa sinto aquele frio na barriga. A adrenalina é enorme quando a Lua se aproxima do Cristo; é algo que não consigo expressar. A imagem é difícil, com pouca luminosidade, mas consegui capturar sem tripé, mesmo com o início do escurecer”, conta ele.
Ari ainda acrescenta que decidiu se afastar do fotojornalismo para retratar o cotidiano carioca com um olhar diferente. Atualmente, ele se dedica à venda de quadros com paisagens da cidade.

By