O candidato à prefeitura do Rio de Janeiro, Marcelo Queiroz (PP), anunciou nesta quinta-feira (5) que, se eleito, irá reestruturar o sistema de bilhetagem eletrônica dos transportes públicos da cidade, uma promessa feita pelo atual prefeito há mais de um ano. Durante um encontro com eleitores na Barra da Tijuca, Queiroz afirmou que o Sistema RioCard será transformado para garantir maior transparência na arrecadação das empresas de transporte e que a integração plena entre os diferentes modais de transporte será uma realidade.
— O sistema prometido pelo atual governo, o “Já É”, virou “Já Era”. Há mais de um ano, o carioca espera por um transporte digno e por uma integração verdadeira, que permita aos passageiros irem e voltarem do trabalho com respeito — criticou Queiroz.
Revisão no modelo de concessão do BRT
Durante o encontro no Jardim Oceânico, Queiroz também anunciou planos para rever o modelo de concessão do sistema BRT, atualmente gerido pela prefeitura através de uma empresa pública. Segundo o candidato, a operação do BRT será reorganizada por meio de uma concorrência pública e transparente, com foco na melhoria do serviço para os usuários.
— Não faz sentido a prefeitura continuar operando o BRT diretamente, licitando peças e insumos. O Rio precisa pensar no futuro, deixar para trás a mentalidade de transporte voltado para grandes eventos, como as Olimpíadas, e focar nas necessidades diárias dos passageiros. Vamos priorizar as pessoas, e não as empresas de transporte — afirmou Queiroz.
Com essa proposta, Marcelo Queiroz reforça seu compromisso com a melhoria da qualidade do transporte público na cidade, colocando a transparência e a eficiência como pilares centrais de sua gestão.

By