O lateral-direito Damián Suárez falou mais abertamente nesta segunda-feira (9/9) sobre sua decisão de deixar o Botafogo e retornar ao Uruguai para defender o Peñarol. O jogador ainda não foi anunciado, mas já vem treinando com os novos companheiros no clube de Montevidéu.

Em entrevista à rádio “Sport 890“, Damián elogiou o nível do futebol brasileiro, mas alegou que o intenso calendário, com muitos jogos e viagens, o fez tomar a decisão de voltar ao seu país natal.

– O Brasil tem jogadores espetaculares, estão voltando grandes nomes, tem um nível econômico impressionante, torcida, estádios, o nível futebolístico é muito parecido ao da Europa, mas você estar jogando a cada três dias, viajando, ficando fora de casa, isso creio que me levou a tomar a decisão de voltar para o Uruguai. Estava um pouco cansado da exigência – disse Damián.

– Estou feliz por chegar ao Peñarol, era algo que queria há bastante tempo. Demorou bastante, mas aconteceu. Vinha jogando todos os jogos, não tive lesões, e de um dia para o outro surgiu a possibilidade do Peñarol. Aí tomei a decisão – completou.

Damián não quis se alongar sobre o conturbado processo para rescindir com o Botafogo. Segundo o noticiado, o jogador havia alegado problemas pessoais para não viajar para Salvador, onde o Glorioso encararia o Bahia pela Copa do Brasil, fato que acabou desencadeando um complicado imbróglio.

– Eles também ficaram um pouco chateados, ficaram surpresos, porque eu vinha jogando, a equipe estava na liderança, tínhamos nos classificado na Libertadores, então pensavam que eu iria mudar de opinião, que era um dia ruim, dois dias ruins, mas quando os comuniquei estava muito seguro da minha decisão e não mudei de opinião – afirmou.

O experiente lateral-direito revelou ainda que quase acertou com o Peñarol antes de surgir a proposta do Botafogo, no começo de 2024. – Não tenho do que me queixar, porque vinha jogando, estávamos em primeiro, na disputa pela Libertadores, mas tomei a decisão de voltar ao país, queria jogar pelo Peñarol e cumprir um sonho do meu pai, me abriram as portas e estou muito grato pela oportunidade. Depois me apresentaram o Botafogo e aí tive a oportunidade de jogar pelo Botafogo – explicou Damián.

By