Os consumidores das áreas de concessão da Light que pagarem as suas contas em dia contarão com benefícios, como cashback nas tarifas de energia elétrica. O projeto-piloto, que terá duração de 36 meses, foi aprovado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), nesta terça-feira (24). A concessionária estima que 10.000 consumidores serão beneficiados.
Com a iniciativa, a companhia visa a redução dos furtos de energia elétrica e da inadimplência. Para executar o projeto serão investidos R$ 18 milhões, com contrapartida da empresa de até R$ 6 milhões.
O programa prevê duas modalidades de incentivo: Para os consumidores, que pagam as contas em dia, a Light vai oferecer um cashback e o sistema de faturamento fixo, no qual não haverá variação no valor da fatura conforme o consumo mensal.
A segunda modalidade – sistema de faturamento fixo – será voltada para os clientes flagrados em irregulares pela Light nos últimos 24 meses, mas que agora estão regulares.
A Aneel avalia que a cobrança de um valor fixo na conta de luz trará mais previsibilidade para a empresa e os clientes. Além disso, os consumidores contarão com modelo diferenciado e exclusivo de fatura de energia.
Segundo o Poder 360, as regras do faturamento diferenciado deverão ser previamente informadas pela companhia aos consumidores participantes. Na fatura de energia deverão constar informações sobre o pagamento.
O projeto-piloto foi aprovado no modelo de “sandbox regulatório-tarifário”, quando o órgão regulador autoriza uma empresa a operar temporariamente com regras tarifárias diferenciadas das demais empresas, para testar alguma inovação, que, se bem-sucedida, poderá ser futuramente replicada por outras distribuidoras.

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