A primeira fase do Parque Tecnológico de Maricá, que está sendo construído no bairro de Ubatiba, deve ser entregue pela Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), em junho de 2025. O projeto, que foi lançado em 23 de maio de 2023, tem como objetivo ser um ecossistema de inovação, ciência, tecnologia e empreendedorismo, associados sinergicamente para promover o desenvolvimento econômico e social da cidade.
Em operação provisória no Galpão Tecnológico, no bairro de Inoã, o Parque Tecnológico de Maricá já funciona juntamente com a Fábrica de Aplicativos, a Escola de Startup e a Maricá Edutech, projetos da Codemar voltados para a capacitação em negócios e tecnologia, além de desenvolvimento de aplicativos.
Representantes da Codemar e do ICTIM estiveram no canteiro de construção do parque, nesta semana, para vistoriar as obras, cujo primeiro núcleo vai ocupar 8.000 metros quadrados. À frente da consultoria do empreendimento está o Parque de Inovação Tecnológica de São José dos Campos (SP), o maior do Brasil. O Parque será gerido pelo Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM).
O Parque Tecnológico de Maricá deu início às suas atividades, em 2023, após o lançamento do Edital de seu Programa de Incubação de Empresas, destinado à seleção de propostas de comercialização de serviços ou produtos inovadores, segundo o Diário do Porto.