Julho fervendo no inverno. Calma, não é sobre mais um veranico, pelo contrário, um friozinho está presente em terras cariocas para alegria de uns e tristeza de outros. Contudo, o que ferve mesmo é a quantidade de bons eventos. Por exemplo, no próximos fim de semana, tem Festival Nordeste, totalmente gratuito na Praça Garota de Ipanema, do lado da Pedra do Arpoador, onde o sol desce ao som das palmas. O evento acontece nos dias 20 e 21 de julho, a partir das 10h. O destaque fica para Maria Pérola, cantora e compositora pernambucana, que celebra a cultura nordestina com o show “Mulher Carcará” no domingo (21) às 19h.
Além disso, no sábado (20) tem Arraiá da Paz no Shalom Catete (Rua Bento Lisboa, 116) com entrada franca e forró ao vivo. Na baixada, o Festival Celebra chega ao Shopping Nova Iguaçu de 19 a 21 de julho, transformando o Estacionamento da Pedreira em um centro de cultura e diversão. Com uma variada seleção gastronômica, incluindo drinks e cervejas artesanais, o evento também oferece uma Feira de Marcas Independentes e Artesanato. A programação musical conta com bandas, artistas e DJs, enquanto uma área infantil de 700 metros quadrados garante entretenimento para os pequenos.
A nova temporada do Teatro a Céu Aberto do Saquassu, em Santa Cruz, abre no dia 20 de julho às 19h com a peça infantil “Capitão Livrão”, que incentiva a importância do estudo. A peça, do Grupo Teatro do Ambulante e com texto de André Faxas e direção de Sergio Telles, conta a história de Martinica, uma menina rica que odeia estudar, mas é apaixonada por Cassiano, um menino estudioso. Com a ajuda do super-herói Capitão Livrão, Martinica busca conhecimento através da leitura, enfrentando os vilões videogame “Game Over” e celular “Clara Viva”. O Teatro a Céu Aberto do Saquassu, com capacidade para 70 lugares, integra o Centro de Artes Casa da Rua do Amor (Rua do Amor, 3), oferecendo diversas atividades culturais gratuitas.
O Grupo Roda Gigante, especializado em palhaçaria, celebra 15 anos de atuação no Rio de Janeiro, promovendo saúde, arte e educação. Composto por cinco integrantes com formações diversas, o grupo utiliza técnicas teatrais, improviso, música e mágica para realizar intervenções artísticas em hospitais, beneficiando pacientes e profissionais de saúde, além de oferecer oficinas e produzir espetáculos. Aliás, diversos estudos comprovam os benefícios da palhaçaria nos hospitais, alinhando-se à Política de Humanização do SUS. Para celebrar seu aniversário, o grupo exibe um minidocumentário no Centro Cultural Justiça Federal (Av. Rio Branco, 241 – Centro) em 30 de julho, às 19h. Entrada gratuita.
No dia 20 de julho, Tiê sobe ao palco do Blue Note Rio (Avenida Atlântica, 1910 – Copacabana) às 20h com o show “Saudade é Amor”, num tom intimista e acolhedor, com canções do seu primeiro álbum “Sweet Jardim” e canções como “A Noite” e “Amuleto”. Às 22h30, a casa, em parceria com a JB FM, apresenta MANDA em um show inédito chamado “Coragem”. MANDA, multi-instrumentista, explora diversos instrumentos no palco e traz músicas autorais e releituras de hits de Lauryn Hill, Grover Washington Jr. e Djavan.
Cinema e Streaming
A promoção Super Férias Cinesystem oferece ingressos pela metade do preço no Cinesystem de Botafogo, de segunda a quinta, entre 15 de julho e 14 de agosto. Com entradas a R$ 15, é a chance perfeita para curtir filmes como “Divertida Mente”, “MaXXXine”, “Twister”, “Meu Malvado Favorito 4” e o aguardado “Deadpool & Wolverine”. A oferta não se aplica a feriados e sessões especiais de pré-estreia. Confira a programação completa no site da Cinesystem.
O documentário “A Música Natureza de Léa Freire” estreia nos cinemas em 18 de julho, com o objetivo de destacar a grande instrumentista brasileira em seu próprio país. Dirigido por Lucas Weglinski e distribuído pela Descoloniza Filmes, o filme ressalta a importância de Léa Freire, celebrando seu trabalho que une o erudito ao popular.
Na próxima semana, em 25 de julho, estreia “Pequenas Cartas Obscenas”, uma comédia baseada em um caso real dos anos 1920, estrelada por Olivia Colman. Ambientado na cidade de Littlehampton, o filme segue Edith Swan, uma religiosa que vive com seus pais idosos, e sua vizinha Rose Gooding, uma irlandesa de língua afiada. Quando cartas obscenas começam a circular, Rose se torna a principal suspeita, ameaçada de prisão e de perder a guarda da filha.
Nos streamings, o destaque fica para o final da primeira temporade de “The Acolyte”. Pude ver no cinema a convite da Espaço Z e da Disney+ e o último episódio tem surpresas que criam uma nova esperança para a segunda temporada. Por outro lado, “Impuros” ganha première da quinta temporada esta quinta-feira (18), no Cinemark Botafogo, e estreia no Disney+ em dia 24 de julho.
Já na Globoplay, o sucesso “Os Outros” retorna em 15 de agosto com sua segunda temporada expandindo a narrativa para um condomínio de casas de classe alta na Barra da Tijuca. Criada por Lucas Paraizo e dirigida por Luisa Lima, a série mantém seu foco na convivência polarizada entre vizinhos, agora com personagens novos e antigos, como Cibele e Sérgio. A trama aborda temas como intolerância e perdão, com uma narrativa que mescla thriller e crítica social.
Na Netflix, a esperada minissérie “Senna”, estrelada por Gabriel Leone, estreia em 29 de novembro, retratando a vida do lendário piloto Ayrton Senna. Com seis episódios, a produção aborda sua carreira desde o kart até o trágico acidente em Ímola, explorando suas relações pessoais e desafios. O elenco inclui Alice Wegmann, Camila Márdila, Matt Mella e Kaya Scodelario. Dirigida por Vicente Amorim e Julia Rezende, a série é uma realização da Gullane com apoio da Senna Brands e da família do piloto, celebrando sua trajetória e legado no automobilismo.
A Refazenda de Gil por Fuscaldo e a Terrosa de Mery Horta
Edições Sesc lança a versão impressa do livro “Refazenda: o interior floresce na abertura da fase ‘Re’ de Gilberto Gil,” da pesquisadora Chris Fuscaldo, que investiga a vida e a trajetória musical de Gilberto Gil com foco no álbum “Refazenda” de 1975. Parte da (ótima) coleção Discos da Música Brasileira, a obra inclui entrevistas com Gil e outros músicos, além de uma extensa pesquisa sobre o compositor. O lançamento ocorre na segunda-feira, 22 de julho, às 19h, na Livraria da Travessa, Botafogo, com bate-papo e sessão de autógrafos.
A exposição “Terrosa” de Mery Horta está no Centro Cultural Correios RJ, com curadoria de Carolina Rodrigues. A mostra apresenta mais de 10 obras inéditas, explorando temas de ecologia e o corpo negro feminino, usando materiais orgânicos. Destaca-se a escultura Sapira, feita com madeira rejeitada e urucum, refletindo ancestralidade afro-brasileira. A exposição inclui um catálogo impresso gratuito, lançado em 17 de agosto, com participação das artistas Irene Peixoto, Mariana Maia e Ruth Torralba, além de uma performance de Mery Horta. A entrada é gratuita, e a exposição vai até 31 de agosto.
Por fim, no próximo dia 20 de julho, sábado, das 10h às 15h, na Barra da Tijuca, a rede Atlantica Hospitality realizará o evento Let’s Play Atlantica – Beach Tennis. É parte de uma série de ações de relacionamento que a Atlantica Hospitality International promove ao longo de 2024, reunindo importantes profissionais do mercado como gestores de agências de viagem, operadoras, companhias aéreas e outras empresas do setor.

By