No último sábado de Rock in Rio (21/09), que celebra 40 anos de festival e atrai milhares de turistas à cidade, o Bondinho Pão de Açúcar interrompeu suas atividades para manutenção programada na linha dois do teleférico, que conecta o Morro da Urca ao Morro do Pão de Açúcar, além da realização de um evento na mesma data.
A informação foi divulgada nas redes sociais e no site do próprio bondinho, gerando indignação entre os visitantes que planejavam aproveitar a experiência no local, especialmente após o sucesso dos sunsets gratuitos promovidos pelo parque. Nas redes sociais, muitos expressaram sua frustração.
“Que tiro no pé essa decisão de não realizar sunset no dia 21/09. Esta é minha primeira vez no Rio e esse seria o único dia em que conseguiria ir. Passei meses me preparando para conhecer o tão famoso sunset e, na hora de comprar o ingresso, não havia disponibilidade. Frustração define”, lamentou um internauta.
Outra usuária das redes também manifestou sua frustração. “O fato de o Rock in Rio estar acontecendo não justifica a falta de eventos aos sábados. A cidade está repleta de turistas e há público para todos os gostos”. Um comentário ainda acrescentou “Sem sunset em pleno sábado e sem visitação? Fala sério”.
Aqueles que chegaram hoje de ônibus de excursão foram surpreendidos ao encontrar o local fechado, sendo obrigados a retornar sem conseguir realizar a visita planejada.
Procurado pelo DIÁRIO DO RIO, o Parque Bondinho Pão de Açúcar informou, por meio de nota, que “o Parque Bondinho Pão de Açúcar estará fechado no dia 21 de setembro para manutenção programada na linha 2 do teleférico, que liga o Morro da Urca ao Morro do Pão de Açúcar, além da realização de um evento na mesma data. A comunicação foi feita com antecedência a cariocas, turistas e profissionais do turismo por meio de nossos canais de comunicação. O Parque Bondinho retoma suas operações normalmente no dia seguinte, com todas as atrações e serviços disponíveis para os visitantes.”
De acordo com informações, 47 mil visitantes estão no Rock in Rio, com turistas de várias partes do Brasil, como São Paulo, Salvador, Florianópolis, Belo Horizonte e Curitiba. O Aeroporto do Galeão terá 380 voos a mais nos fins de semana do festival, o que representa um aumento de 200% em comparação com a edição de 2022. O movimento na Rodoviária também aumentou devido ao evento: 225 mil passageiros embarcarão e desembarcarão entre os dias 12 e 23 de setembro, o que representa 40% a mais em relação aos dias normais.
Além disso, o festival impacta a cidade e a economia. A organização do Rock in Rio estima que o encontro de fãs de música gere quase R$ 3 bilhões para a cidade, incluindo todos os setores que recebem mais clientes durante o fluxo de turistas.

By