O Botafogo tem mostrado cada vez mais força no mercado e, além das cifras investidas, está sendo certeiro em trazer grandes nomes sem precisar pagar pela transferência, como nos casos de Allan, Igor Jesus e, agora, Alex Telles. Comentarista da ESPN, Paulo Calçade exaltou a filosofia do Glorioso na busca por reforços.

– O Botafogo foi ao mercado para buscar o título da Libertadores. Tem um perfil, um caminho para seguir e é fiel a isso. Não é um agente desesperado no mercado. Há clubes que estão no desespero, que atiram, gastam e vão empilhando jogador, que é o caso do Corinthians. O Botafogo tem um norte. Descobrir aquele cara que é uma oportunidade e atrai-lo é fundamental. Em clubes nessa situação sólida todo mundo quer jogar – disse Calçade no “Sportscenter”.

De acordo com Calçade, o setor de scouting e análise de mercado do Botafogo, que conta com o auxílio da Eagle Football, holding de clubes de John Textor, é um exemplo de profissionalização do futebol, ainda incipiente no Brasil.

– O que o Botafogo faz é algo que o futebol europeu faz. Infelizmente as coisas na Europa demoram a chegar por aqui. Os clubes lá têm departamentos que às vezes tem 20, 25 pessoas estudando adversários, mercado, coisas da questão técnica do futebol, que abastecem as decisões. Tem o caso de um clube aqui que terceirizava isso. Temos que profissionalizar o futebol brasileiro, e o Botafogo é um exemplo – afirmou.

By