Formatura do ABC aconteceu na UTI da unidade em que ela está internada, em Campina Grande.

A pequena Alexsandra Barbosa, de 9 anos, passou metade da vida internada no Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande. Lelê, como ela é carinhosamente conhecida, está há quatro anos e meio em uma UTI infantil, mesmo local em que aprendeu a ler, com a ajuda da equipe de profissionais da unidade de saúde.

No último dia nove de setembro, ela vivenciou uma formatura simbólica e recebeu o diploma, que indica que está apta para ingressar no ensino fundamental, algo que ela promete tirar de letra, se mantiver o mesmo desempenho da alfabetização.

O processo pedagógico começou em 2020, mas com a pandemia de Covid-19 teve uma pausa e retornou em 2021. O trabalho multidisciplinar contou com as participações dos profissionais dos setores de serviço social, psicologia, UTI infantil e da Secretaria de Educação do município de Juazeirinho, de onde a garota é natural.

A mãe de Lelê, Edilane Barbosa, contou que a menina amava as aulas e que notou uma melhora na interação dela com as outras pessoas, depois do início do processo de alfabetização.

A psicopedagoga do hospital, Siudete Costa, relatou um pouco sobre como se sentiu durante o processo de alfabetização da pequena.