Pelo menos 800 pessoas estão sendo beneficiadas por pertencerem aos quilombos de Barra de Oitís e Vaca Morta.
O município de Diamante, no Sertão da Paraíba, será o primeiro da região a vacinar jovens de 18 anos contra a covid-19. Além deste grupo, homes e mulheres de idades superiores também já estão sendo vacinados contra a doença, sendo todos pertencentes a comunidades quilombolas no município.
Segundo o Secretário de Saúde local, Thalmo Barros, pelo menos 800 pessoas estão sendo beneficiadas por pertencerem aos quilombos de Barra de Oitís e Vaca Morta.
“A vacina vem destinada exclusivamente para essa população quilombola. Como o município possui comunidades reconhecidas pelo Governo do Estado, fizemos um requerimento à Secretaria Estadual de Saúde, e como resultado tivemos essa grande conquista”, comentou Thalmo.
Nesta quarta-feira (05), a equipe composta por três vacinadoras estará na Comunidade de Barra de Oitís para a vacinação de todos os homens e mulheres com idade entre 18 e 39 anos.
De acordo com o membro da comunidade, Aluízio Delfino de Lima, a reivindicação foi feita pela Coordenação dos Quilombos da Paraíba. “Conseguimos essa grande conquista com muito orgulho, pois demonstra a nossa luta contínua pelo reconhecimento dos nossos direitos. Toda a nossa população já está sendo imunizada e nenhum quilombola ficará sem receber a vacina”, comentou.
No Vale do Piancó, Diamante é o único município da região com Comunidades Quilombolas.