A primeira dose da vacina Astrazeneca/Fiocruz será ministrada, por agendamento, em 23 ginásios (8h às 12h) e em três postos do tipo drive thru (8h às 20h).

A Prefeitura de João Pessoa passa a imunizar, neste sábado (1º), dois novos públicos especiais dentro do esquema de vacinação contra a Covid-19. Começam a ser atendidos hemofílicos a partir dos 18 anos de idade e mulheres com comorbidades que estejam gestantes ou puérperas – conforme definição do Ministério da Saúde anunciada na segunda-feira (26).

Terá continuidade também o esquema de vacinação com a aplicação da primeira dose do imunizante Astrazeneca/Fiocruz em trabalhadores de saúde a partir dos 40 anos de idade e pessoas com comorbidades que tenham 50 anos ou mais e segunda dose para quem já completou os 90 dias da dose inicial. As comorbidades deste público incluem hipertensão, diabetes mellitus, doenças cardiovasculares e cerebrovasculares, indivíduos imunossuprimidos e pessoas com obesidade grau 3 – IMC >40.

A primeira dose da vacina Astrazeneca/Fiocruz será ministrada, por agendamento, em 23 ginásios (8h às 12h) e em três postos do tipo drive thru (8h às 20h): Santuário Mãe Rainha, Centro Universitário de João Pessoa (Unipê) e Mangabeira Shopping.

A campanha de vacinação contra a Covid-19 em João Pessoa ainda continua imunizando com a dose de reforço da Butantan/Coronavac as pessoas que tomaram a primeira dose até o dia 4 de abril, independente da idade, em dois pontos do modelo drive thru (8h às 20h): Santuário Mãe Rainha e Mangabeira Shopping.

Agendamento – A Secretaria Municipal de Saúde alerta para a localização de cada público para não haver confusão na procura pelo imunizante. Para facilitar a identificação do local, insiste na priorização do agendamento através do aplicativo Vacina João Pessoa ou no site vacina.joaopessoa.pb.gov.br.

Com o agendamento, o cidadão garante que será vacinado no local indicado, com agilidade e segurança. Aquelas pessoas que tiverem dificuldades com a ferramenta eletrônica podem ir até os postos de vacinação para receber ajuda nessa operação, porém, terão de se submeter à fila específica sem a certeza de tomar a vacina, devido à limitação da oferta de imunizantes.

Documentação exigida – Quem for tomar a vacina é imprescindível levar documento oficial com foto, cartão do SUS, CPF e comprovante de residência. Os trabalhadores de saúde devem portar, ainda, uma declaração do local de trabalho ou contracheque e carteira do conselho correspondente para os profissionais de saúde.

É necessário que levem cópia da documentação que comprova a comorbidade do paciente, pois ela ficará retida para posterior apuração por Comissão da Secretaria Municipal de Saúde e demais órgãos de fiscalização, a exemplo do Ministério Público.

Quem for tomar a segunda dose deve levar o cartão de vacinação com a primeira dose indicando a data até 4 de abril (para Coronavac).

Transporte gratuito – As pessoas que precisarem se deslocar de um bairro a outro para tomar a vacina, podem utilizar os serviços gratuitos dos aplicativos 99 e Uber, em parceria com a Prefeitura de João Pessoa e Governo da Paraíba, respectivamente.

Para garantir o acesso ao serviço da 99, o cidadão que usar a plataforma para o deslocamento até o ponto de vacinação deverá acessar o aplicativo na categoria 99 Pop e inserir o código promocional ‘Promocodes’, que será destinado exclusivamente para o transporte até os pontos de vacinação em João Pessoa.

Solidariedade – Os postos de vacinação também estão abertos, nesses dias de luta contra a Covid-19, para receber as doações de alimentos não perecíveis. Após a arrecadação, eles serão distribuídos com instituições de caridade e famílias necessitadas, atingidas pelos efeitos dessa pandemia. A arrecadação e a distribuição integram uma iniciativa conjunta da Prefeitura de João Pessoa e do Governo do Estado.