Nesta segunda-feira (23/09), foi inaugurada no Rio de Janeiro a primeira sala multissensorial do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) no país. O espaço, adaptado para receber beneficiários com transtorno do espectro autista (TEA), fica localizado na agência da Praça da Bandeira, Zona Norte da capital fluminense.
Nomes como Carlos Lupi, ministro da Previdência Social, e Alessandro Stefanutto, presidente do INSS, participaram da cerimônia de inauguração.
Com apoio do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, a sala, de cerca de 20m², conta com luzes e objetos para qualificar a interação do serviço social e da perícia médica durante as avaliações para concessão do Benefício Assistencial à Pessoa com Deficiência (BPC/Loas).
A parceria federal permitirá ainda a aquisição de ”kits itinerantes” para uso pelos 804 assistentes sociais em unidades do INSS sem as especificidades necessárias.
De acordo com Carlos Lupi, a humanização do atendimento é uma prioridade nacional e está em processo de constante evolução com os investimentos em infraestrutura e nos servidores.
”A disponibilização das salas representa o compromisso do governo com a evolução do serviço público para a população que mais precisa de amparo. A gerente Janete Sarmento mostra, no dia a dia, um exemplo do padrão de qualidade que almejamos nacionalizar”, disse, ao lado da deputada estadual Martha Rocha e do superintendente regional do INSS Marcos Fernandes.
”O lançamento de novas unidades, em diversas regiões do país, caminha junto com o processo de reestruturação das agências. Estamos cada vez mais preparados para receber nossos segurados”, completou Lupi.

By