Se tem uma coisa que deu muito certo no Vasco em 2022 foi a transição entre base e profissional, com o surgimento de nomes que corresponderam bem em campo e têm sido fundamentais para a campanha do time, que está no G-4 da Série B desde a sétima rodada. Nos últimos dias, mais um cria entrou nesse processo e está vivenciando o dia a dia do time principal no CT Moacyr Barbosa.
Trata-se de Erick Marcus, relacionado pela primeira vez para o jogo do último sábado, contra o Sport, no Recife. O atacante de 18 anos é outra grande promessa da base vascaína e se junta a nomes que já se tornaram realidade nesta temporada, como Andrey Santos, Marlon Gomes e Eguinaldo.
Erick Marcus no sub-20 do Vasco em 2022:
32 jogos
9 gols
3 assistências
A ideia do Vasco é já ir preparando Erick para a próxima temporada. O processo de transição do clube foi adaptado do trabalho feito pelo River Plate na Argentina. A ideia é inserir os garotos no dia a dia do profissional sem integrá-los definitivamente para tirar o peso da mudança de nível.
– Vamos trabalhar com o Erick Marcus da mesma forma que trabalhamos com os outros. A gente conta com ele para a próxima temporada aqui no profissional, ainda que performe no sub-20 – disse o diretor esportivo Paulo Bracks em entrevista recente ao ge.
Foi o que aconteceria a princípio com Andrey, Marlon e Eguinaldo. Mas como os garotos se adaptaram bem, não sentiram a pressão e deram um retorno técnico interessante para o Vasco em campo, eles acabaram integrados de vez ao elenco de cima.
Ele chegou ao Vasco em 2016, com 12 anos. Em setembro de 2020, Erick Marcus assinou o primeiro contrato profissional e é visto como um dos mais promissores da base. No ano passado, o atacante renovou o vínculo até dezembro de 2024.
Em 2021, Erick Marcus defendia o time sub-17 e foi um dos destaques do Vasco na final do Brasileirão, contra o Flamengo. O time de São Januário venceu o primeiro jogo por 3 a 1, com assistência e gol do atacante (vídeo abaixo), mas foi derrotado na volta por 4 a 1 e foi vice-campeão.
Mais um jogador de Seleção
Assim como os colegas que já estão no profissional, Erick Marcus acumula convocações para as seleções brasileiras de base. Esteve nas chamadas da Seleção sub-17 no ano passado e foi convocado duas vezes para o time sub-20 em 2022. Teve contato também com os principais craques do Brasil ao completar treinos da Seleção principal antes das Eliminatórias nesta temporada.
Outros atletas podem pintar no time de cima
Responsável pela reestruturação da base do Vasco em 2018, o gerente de futebol do time profissional, Carlos Brazil, é quem lidera, ao lado do coordenador técnico de transição Kadu Borges, o processo que tem rendido bons resultados ao time na temporada.
Além de Erick Marcus, o lateral-esquerdo Matheus Julião, que já havia vivenciado uma semana no CT Moacyr Barbosa esse ano, voltou a treinar com os profissionais. Outro destaque da base, o lateral-direito Paulinho não deve demorar a pintar no time de cima também.
Hoje, o elenco profissional do Vasco conta com 15 atletas da base: os goleiros Halls, Fintelman e Alexander; os zagueiros Ulisses, Zé Vitor, Pimentel e Vitor; o lateral-esquerdo Riquelme; os meio-campistas Andrey Santos, Juninho e Marlon Gomes; e os atacantes Laranjeira, Figueiredo, Gabriel Pec e Eguinaldo. Desses, quatro foram titulares na última rodada.
O departamento de futebol vai avaliar a possibilidade de emprestar alguns garotos para ganharem minutagem em 2023 e, ao mesmo tempo, abrirem espaço para outros atletas da base. A intenção é aproveitar melhor o elenco e trabalhar com um grupo enxuto, que não passe de 30 jogadores.
– Vamos trabalhar com um número enxuto de jogadores, não vamos ter tantos atletas emprestados e vamos trabalhar com a transição de atletas do sub-20. Aí sim, se for interessante para esses atletas ter uma minutagem fora daqui no profissional, aí vale, quem sabe até fora do Brasil, que temos essa possibilidade dentro do grupo da 777 – afirmou Paulo Bracks.
Fonte: ge