O candidato a prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Queiroz (PP), anunciou neste domingo (1/9) a criação de um Centro Municipal de Artesanato, que visa valorizar a identidade cultural da cidade, incentivar o turismo e fomentar a economia local. A proposta foi revelada durante uma caminhada pela orla do Leblon e Ipanema, ao lado de eleitores e candidatos a vereador, incluindo Marcelo Monfort, ex-subsecretário estadual de Eventos.
Queiroz destacou que o novo equipamento cultural será um importante polo para os artesãos cariocas, oferecendo espaços dedicados à produção e exposição de arte local. “O Rio vai ganhar um grande Centro Municipal de Artesanato, uma demanda justa e aguardada pelos artistas que reforçam a identidade cultural carioca com sua arte. Incentivar a cultura e o turismo é um dever do prefeito, e nós vamos cumprir esse papel, olhando para todos. Vamos olhar para a cultura e contribuir para o turismo e para a geração de postos de trabalho,” afirmou o candidato.
Além de anunciar o centro, Queiroz ressaltou a importância de fortalecer pontos turísticos icônicos da cidade, como o Arpoador. Ele destacou que o local, além de seu apelo natural, pode se tornar um centro cultural ainda mais vibrante, com um calendário oficial de eventos que se estenda além das tradicionais celebrações de Carnaval e Réveillon.
“O Arpoador é, por si, um convite ao turista. Mas pode ser viabilizado também como ponto de interesse e atração cultural. Vamos trabalhar na elaboração de um calendário oficial de eventos, incentivando outras datas, além do Carnaval e do Réveillon, ao longo do ano. Os artistas também poderão contar com programas contínuos de capacitação de mão-de-obra para o setor turístico,” completou Queiroz.

By