A ArtRio 2024, uma das feiras de arte mais renomadas do Brasil, está em pleno andamento na Marina da Glória, até o próximo domingo (29/09). No primeiro dia do evento, um destaque foi a aquisição de quatro obras significativas pelo Pérez Art Museum Miami (PAMM), conhecido como Museu de Arte de Miami.
As obras adquiridas são de artistas brasileiros emergentes: Bruno Lyfe, representado pela Galeria Anita Schwartz; Liene Bosquê, da Janaina Torres Galeria; Dani Cavalier, da Galeria Galatea; e Alberto Pitta, da Nara Roesler Galeria. A escolha foi feita pela curadora associada do PAMM, Jennifer Inacio, juntamente com um grupo de patronos e colecionadores ligados à instituição.
A curadoria do museu expressou que “a aquisição dessas obras é significativa para a coleção do Pérez Art Museum Miami, pois fortalece o compromisso do museu em apresentar vozes diversas que refletem as narrativas culturais, sociais e históricas da América Latina.”
Desde sua inauguração em 2013, o PAMM se destaca por sua coleção de cerca de 1.800 obras que abrangem a arte internacional desde a metade do século XX até os dias atuais. Com foco na arte ocidental dos séculos XX e XXI, o museu se posiciona como um espaço vital para o reconhecimento e promoção da arte contemporânea.
A ArtRio, que ocupa a Marina da Glória com uma série de exposições e atividades, reúne mais de 80 galerias e instituições de arte de todo o mundo. Entre as participantes estão a uruguaia Galeria Sur e a Galleria Continua, com sedes em países como China, Itália, França, Cuba, Emirados Árabes e em São Paulo.

By