As ações são resultados da atuação da Brasil BioFuels – BBF; empresa é responsável pela geração de mais de 5 mil postos de trabalho no Estado

A Brasil BioFuels – BBF foi fundada em 2008 com o objetivo de mudar a matriz energética da região Norte, criando empregos, gerando renda e reduzindo o custo da energia elétrica para a população. Tudo isso a partir de uma matriz sustentável e limpa, substituindo o uso do óleo diesel fóssil por biodiesel feito a partir de óleo de palma.

Ao longo do tempo, a empresa se consolidou como uma das maiores geradoras de energia nos Sistemas Isolados da região Norte e também como a maior produtora de óleo de palma da América Latina, com mais de 68 mil hectares cultivados nos Estados do Pará e Roraima. O biodiesel de óleo de palma é utilizado como combustível verde para geração de energia e também comercializado como uma opção sustentável para o abastecimento de caminhões e equipamentos.

A BBF atende cerca de 140 mil clientes na região amazônica, com 25 usinas termelétricas em operação, que geram 86,8MW e são movidas a biodiesel e biomassa. Com a operação, a empresa retira mais de 106 milhões de litros de diesel fóssil anualmente da Amazônia, reduzindo em 90% a emissão de carbono na região. Dos mais de 68 mil hectares de palma de óleo cultivados pela BBF, a grande maioria — cerca de 60 mil hectares — estão localizados no Estado do Pará, em quatro polos de produção agrícola, localizados nos municípios de Acará, Concórdia, Moju e Tomé-Açu, adquiridos por meio da aquisição da Biopalma da Amazônia, anteriormente controlada pela Vale, em novembro de 2020.

Modelo de negócio verticalizado da BBF acelera a descarbonização da região Amazônica

Atuação no Pará: geração de empregos, desenvolvimento socioeconômico e auxílio às comunidades locais

Um dos destaques da atuação sustentável da BBF está no trabalho realizado pela empresa no Pará. Dos mais de 6 mil empregos diretos que a empresa gera na região Norte, mais de 5 mil são em postos de trabalho no Estado. Com as oportunidades de empregos e o desenvolvimento socioeconômico da região, somam-se aí mais de 18 mil empregos indiretos gerados pela BBF. A chegada da empresa possibilitou diversas melhorias para as comunidades que residem no entorno de suas operações. Entre os destaques das benfeitorias em infraestrutura e serviços estão a construção de nove pontes, a manutenção de mais de 650 quilômetros de estradas vicinais, construção de poços artesianos e estruturas de caixas d’água para as comunidades, cursos profissionalizantes, palestras de preservação ambiental em escolas públicas, assistência técnica de fitossanidade aos agricultores da região, entre outros.

Ponte inaugurada pela BBF proporcionou melhorias na mobilidade dos moradores no município do Acará, no Estado do Pará (Divulgação/Brasil BioFuels)

“Recentemente, a BBF ajudou a recuperar dezenas de ramais, garantindo melhoria das condições de acesso aos moradores locais e tráfego de ônibus escolares. Por exemplo, somente no ramal Mário Fernandes (PA 252, KM 34), o total de 11 comunidades locais foram atendidas com a recuperação de ramais, ainda no município do Acará, comunidades como Vila Vera Cruz, Vila Roma, Nazaré do baixo, Nazaré do alto e Vila Santa Bárbara, entre outras, também foram beneficiadas com as ações da parceria entre a BBF e a Prefeitura de Acará”, ressalta Ivan Dácio, técnico em agroindústria e engenheiro florestal que atua como coordenador agrícola da BBF no Polo Acará.

Programa de Agricultura Familiar da BBF incentiva mais de 400 famílias no Pará (Divulgação/Brasil BioFuels)

Por meio do Programa de Agricultura Familiar, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a BBF incentiva mais de 400 famílias nas comunidades dos municípios de Tomé Açu e Acará, no Estado do Pará. A elas, a BBF fornece mudas, permuta para compra de fertilizantes com preços acessíveis, assistência técnica com especialistas no cultivo de dendê, auxílio para crédito bancário, estímulos à melhoria contínua e garantia de compra dos frutos a preços competitivos do mercado — até novembro de 2022, foram mais de 30 mil toneladas de frutos comprados pela BBF dos pequenos agricultores.

BBF investe em 4G no Pará: Parceria com a Vivo oferecerá acesso ao 4G às comunidades locais

Recentemente, a BBF anunciou uma parceria com a operadora Vivo para ampliar o ecossistema digital da empresa com conectividade móvel e soluções baseadas em Internet das Coisas (IoT, na sigla em inglês). O projeto, além de cobrir com internet 4G quase 1,7 mil quilômetros, permitirá as mais modernas aplicações para rastreamento da frota logística, rastreamento da origem dos frutos, armazenamento de dados na nuvem e monitoramento climático, entre outras tecnologias. “Com a parceria, vamos atuar em linha com os conceitos e as melhores práticas da Indústria 4.0, aumentando a automação dos nossos processos e gerando mais eficiência em nossas operações”, destaca Milton Steagall, CEO do Grupo BBF.

Além disso, o projeto beneficiará habitantes que residem no entorno das operações da BBF, abrindo a oportunidade de acesso a uma internet mais rápida e com melhor conectividade. A iniciativa ampliará o acesso à internet móvel de alta velocidade em 13 municípios paraenses: Abaetetuba, Moju, Igarape-Miri, Acará, Concórdia do Pará, Santana do Capim, Tomé-Açu, Quatros Bocas, Tailândia, Barcarena, Aurora do Pará, São Domingos do Capim e Bujaru.

O ganho tecnológico vai oferecer, ainda, mais segurança no trabalho — visto que a comunicação interna e externa ficará mais ágil, garantindo maior celeridade no tratamento das ocorrências relacionadas à saúde e à segurança das equipes. O projeto prevê a instalação de 23 torres com tecnologia 4G até março de 2024. A BBF será responsável pelo investimento e gestão do projeto e, a Vivo, pela implantação e operacionalização de toda a infraestrutura.

“Este é um projeto inédito no mercado de agronegócio da região Norte do Brasil e de alta complexidade, tendo em vista as grandes dimensões e peculiaridades das operações da BBF na região. Nossa empresa está investindo na combinação da agricultura com tecnologia, para impulsionar as melhores práticas ambientais, maximizar a eficiência de nossos negócios e ampliar o acesso à internet das comunidades vizinhas”, finaliza o CEO da BBF.

Jovem Pan
The post Pará recebe investimentos em infraestrutura, geração de empregos e benfeitorias às comunidades locais appeared first on Terra Brasil Notícias.