Pelo segundo mês consecutivo, o setor de supermercados no Rio de Janeiro registou resultados positivos, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Um levantamento realizado pela entidade, no mês de junto, verificou que o segmento gerou aproximadamente 693 empregos. Em maio, os supermercados fluminenses abriram 504 postos de trabalho.
No acumulado do ano, os estabelecimentos do Rio abriram 1.031 empregos formais, com este representando o saldo entre o número de contratações e o de demissões. Segundo a Associação de Supermercados do Rio de Janeiro (ASSERJ), o desempenho do setor, em 2024, foi superior ao mesmo período de 2023, quando o setor supermercadista fluminense acusou o fechamento de 1.167 vagas de trabalho.
Sobre os bons resultados, o consultor econômico da ASSERJ, William Figueiredo, ressaltou que, no primeiro semestre de junho deste ano, o número de abertura de vagas no Estado ultrapassou a expectativa dos especialistas, colocando a setor fluminense na quarta colocação do ranking nacional, no acumulado do ano.
Em âmbito nacional, os resultados também foram positivos. Segundo Caged, junho foi o quinto mês consecutivo de resultados positivos, com o setor supermercadista abrindo 6.787 vagas, em 25 dos 27 estados brasileiros.
Pelo levantamento, o Estado de São Paulo apresentou o melhor resultado nacional, com 2.375 contratações. Na comparação com outras unidades da federação, no mês em junho, o Rio de Janeiro alcançou a segunda colocação no ranking nacional e no ranking regional de geração de empregos.

By