O Brasil inteiro tem publicidades de bets (casas de apostas) e serviços de acompanhantes. Ainda assim, o Botafogo foi notificado pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) do Ministério da Justiça, assim como a CBF, por “veiculação de publicidade de jogos de apostas e plataformas de serviços de acompanhantes” no Estádio Nilton Santos. A informação é de “O Globo”.
A Senacon enviou a notificação na última quinta-feira questionando propagando exibida em Botafogo 2 x 1 Corinthians, no Estádio Nilton Santos, após reclamação do site “ICL Notícias”.
– A exibição de publicidades inadequadas em eventos com grande participação de crianças e adolescentes é uma grave afronta aos princípios constitucionais de proteção ao consumidor – diz o secretário nacional do Consumidor, Wadih Damous, que alega preservar os direitos dos torcedores e proteger grupos vulneráveis.
A Senacon considera que a veiculação das propagandas em grandes jogos, com classificação indicativa livre, pode configurar “violações do Código de Defesa do Consumidor, que garante o direito à informação clara, à liberdade de escolha e à proteção contra práticas comerciais abusivas”. Botafogo e CBF têm cinco dias para responder a notificação.
Praticamente todos os clubes do Brasil têm casas de apostas como patrocinadores. Até o Campeonato Brasileiro tem naming rights da Betano. Já serviços de acompanhantes têm como principal empresa a Fatal Model, presente em diversas equipes, tendo fechado parceria ainda para jogos da Seleção Brasileira e com federações estaduais.

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