Segundo a Bramon, o meteoro luminoso a uma velocidade média de 64,6 mil km/h

Câmeras da Rede Brasileira de Observação de Meteoros (Bramon) e do Clima ao Vivo flagram o momento da passagem de um meteoro no céu de João Pessoa na noite do último sábado (22). A bola de fogo esverdeada foi vista cruzando o céu de quatro estados do Nordeste brasileiro. A confirmação da passagem do meteoro foi divulgada nesta segunda-feira (24).

De acordo com a Bramon, o fenômeno ocorreu às 18:59 (horário de Brasília) sobre a costa do Rio Grande do Norte e foi registrado por câmeras no Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Ceará. Veja:

A trajetória do meteoro luminoso pela atmosfera foi determinada a partir do vídeos feitos pela Bramon e Clima ao Vivo. Conforme analisado, o meteoro surgiu sobre o Oceano Atlântico, a 99,2 km de altitude e cerca de 110 km da costa leste do Rio Grande do Norte. Ele seguiu na direção noroeste brilhando intensamente até desaparecer a 53 km de Natal.

Segundo a Bramon, o meteoro luminoso percorreu uma distância de 89,7 km em apenas 5 segundos, o que representa uma velocidade média de 64,6 mil km/h.