Depois de permanecer 22 dias preso, o empresário José Eduardo Neves Cabral deixou a prisão na tarde de quinta-feira 15. Desde 24 de novembro, ele estava preso no Batalhão Especial Prisional (BEP), unidade da Polícia Militar em Niterói, região metropolitana do Rio. José Eduardo é filho do ex-governador Sérgio Cabral, que está preso na mesma unidade prisional. Gilmar Mendes decide hoje o destino do seu pai.

A decisão de soltar o filho de Cabral foi da juíza titular da 3ª Vara Federal Criminal do Rio, Rosália Monteiro. O processo está em segredo de Justiça. Em nota, a assessoria de imprensa da Secretaria de Estado de Polícia Militar informou que o empresário foi libertado em cumprimento a alvará judicial.

O empresário teve a prisão preventiva decretada no âmbito da Operação Smoke Free, deflagrada em 23 de novembro pela Polícia Federal e pelo Ministério Público Federal (MPF). José Eduardo se entregou no dia 24, na Superintendência da Polícia Federal, na Praça Mauá. Depois de passar por audiência de custódia, teve a prisão mantida pela Justiça e ficou detido no BEP.

Com a finalidade de “desmantelar uma organização criminosa armada e transnacional” especializada em comércio ilegal de cigarros, segundo a Polícia Federal, a operação teve apoio da Agência de Investigações de Segurança Interna dos Estados Unidos (HSI, na sigla em inglês).

A investigação, iniciada em 2020, indicou a ação reiterada de um grupo criminoso entre 2019 a 2022, que falsificava, emitia notas fiscais, transportava e comercializava cigarros oriundos de crime em territórios dominados por outras organizações criminosas como facções e milícias.
The post Filho de Cabral sai da cadeia e pai pode sair no mesmo dia appeared first on Terra Brasil Notícias.