Homenagem ao Dia do Pedagogo, 20 de maio

Homenagem ao Dia do Pedagogo, 20 de maio

Qual a função do Pedagogo? Dentro das unidades educacionais, são os profissionais que trabalham nos processos relacionados ao ensino e aprendizagem.

Comemora-se nesta quinta-feira, 20 de maio, o Dia do Pedagogo. A data, celebrada no Brasil, lembra a importante função de ensinar, planejar, executar e coordenar tarefas do setor da educação. Instituído em 2015, por meio da Lei nº 13.083, o Dia do Pedagogo surge como uma oportunidade de homenagear esses profissionais que tanto se dedicam à formação de crianças e adolescentes.

No Brasil, o termo pedagogo facilmente nos remete aos professores, que atuam em sala de aula, mas os pedagogos também podem atuar como orientadores pedagógicos, administradores e gestores escolares, consultores, coordenadores educacionais, entre outras inúmeras funções permitidas aos profissionais com licenciatura em pedagogia.

Homenagem ao Dia do Pedagogo, 20 de maio
Homenagem ao Dia do Pedagogo, 20 de maio

Uma mensagem para o Dia do Pedagogo:

“A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo” (Nelson Mandela)

“Ensina a criança o caminho que deve andar e ainda quando for velho, não se desviará dele” (Provérbios 22:6)

“Educar e educar-se, na prática da liberdade, é tarefa daqueles que pouco sabem, por isto sabem que sabem algo e podem assim chegar a saber mais, em diálogo com aqueles que, quase sempre, pensam que nada sabem, para que estes, transformando o seu pensar, que nada sabem em saber que nada sabem, possa igualmente saber mais” (Paulo Freire).

“Ser pedagogo é ter uma responsabilidade muito grande nas mãos. Talvez até mesmo o futuro…”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *