Vai ter horário de verão em 2021? Veja o que diz o ministro de Minas e Energia.

Presidente Jair Bolsonaro (sem partido) acabou com o horário de verão em 2019.

O horário de verão, retirado em 2019 pelo presidente, Jair Bolsonaro, tem objetivo de reduzir consumo de energia do país.

Enfrentando um risco de um novo apagão em 2021, cresce o debate para que o governo volte a adotar o horário de verão a fim de reduzir o consumo de energia e mitigar o problema.De acordo com o UOL, empresários já solicitaram ao Governo Federal a volta da medida, que foi encerrada por decisão do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), em 2019. Nesta quinta-feira (30), o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, falou sobre a situação.

Historicamente, o período de vigência do horário de verão era definido de acordo com critérios técnicos que apontavam a melhor forma de aproveitar as diferenças de luminosidade entre os períodos de verão e do restante do ano, que se dá entre outubro e fevereiro.

O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, voltou a afirmar, nesta quinta, que o Governo Federal não voltará a adotar o horário de verão. Segundo ele, o Operador Nacional do Sistema (ONS) realizou um novo estudo sobre a medida, mas nunca mostrou o documento.

“O ministério fala pelo lado da economia de energia. O horário de verão não se faz necessário no que diz respeito a economia de energia. Então, nesse tocante, o horário de verão não se aplica a essa situação. O horário de verão não foi renovado em 2019 e permanece da forma como está“, disse Bento, de acordo com o site Poder 360. 

Fonte: radiojornal