sábado, agosto 13, 2022
HomeNotíciasOcupação de UTIs diminui, mas casos de Covid crescem na Paraíba

Ocupação de UTIs diminui, mas casos de Covid crescem na Paraíba

Para Fiocruz, inverno, que inicia nesta segunda-feira (21), pode agravar pandemia

O boletim mais recente divulgado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) mostra que a Paraíba saiu da zona de alerta crítico para a zona de alerta intermediário, no índice de ocupação de leitos de UTI Covid-19 para adultos, no SUS (Sistema Único de Saúde). Apesar da redução nos hospitais, o crescimento de novos casos e a chegada do inverno preocupam especialistas.

O estudo epidemiológico do Observatório Covid-19 da Fiocruz verificou dados entre os dias 7 e 14 de junho. Na Paraíba, o índice de internações caiu de 80% para 73%, colocando o estado com o menor percentual de internados com a doença no Nordeste. O último registro da Secretaria de Estado da Saúde (SES), divulgado nesse domingo (20), apresenta um número ainda menor, de 69%.

Novos casos

Se por um lado diminuiu a taxa de pessoas internadas, a Fiocruz apontou crescimento na incidência da doença (casos novos) entre os paraibanos, durante o período de 30 de maio e 12 de junho, quando foram medidas as semanas epidemiológicas 22 e 23.

De acordo com a fundação, a formação e permanência de um platô elevado de transmissão da Covid-19 dá possibilidade de agravamento a partir da chegada do inverno, nesta segunda-feira (21). Nas semanas anteriores, o país apresentou uma média de 67 mil casos e 2 mil óbitos diários. As maiores taxas de incidência de Covid-19 foram observadas em Roraima, Tocantins, Paraíba, Sergipe, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso.

RELATED ARTICLES

Most Popular

Recent Comments