Para Fiocruz, inverno, que inicia nesta segunda-feira (21), pode agravar pandemia

O boletim mais recente divulgado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) mostra que a Paraíba saiu da zona de alerta crítico para a zona de alerta intermediário, no índice de ocupação de leitos de UTI Covid-19 para adultos, no SUS (Sistema Único de Saúde). Apesar da redução nos hospitais, o crescimento de novos casos e a chegada do inverno preocupam especialistas.

O estudo epidemiológico do Observatório Covid-19 da Fiocruz verificou dados entre os dias 7 e 14 de junho. Na Paraíba, o índice de internações caiu de 80% para 73%, colocando o estado com o menor percentual de internados com a doença no Nordeste. O último registro da Secretaria de Estado da Saúde (SES), divulgado nesse domingo (20), apresenta um número ainda menor, de 69%.

Novos casos

Se por um lado diminuiu a taxa de pessoas internadas, a Fiocruz apontou crescimento na incidência da doença (casos novos) entre os paraibanos, durante o período de 30 de maio e 12 de junho, quando foram medidas as semanas epidemiológicas 22 e 23.

De acordo com a fundação, a formação e permanência de um platô elevado de transmissão da Covid-19 dá possibilidade de agravamento a partir da chegada do inverno, nesta segunda-feira (21). Nas semanas anteriores, o país apresentou uma média de 67 mil casos e 2 mil óbitos diários. As maiores taxas de incidência de Covid-19 foram observadas em Roraima, Tocantins, Paraíba, Sergipe, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso.