A rachadura nos pés surge quando a pele está muito seca e, por isso, acaba quebrando com o peso do corpo e das pequenas pressões das atividades do dia-a-dia como por exemplo subir escadas.

A rachadura pode surgir por muitos fatores, entre eles : *Aumento do peso; * Lixamento excessivo em casa com lixas, pedra pomes ou na calçada, falta de hidratação com cremes específicos para os pés; sandálias e sapatos de plasticos sintéticos ou emborrachados, o ideal são calçados ortopédicos que possuam formato anatômico e que sejam macios e extremamente confortáveis.

Assim, a melhor forma de evitar que surja a pele cascão com fissuras nos calcanhares consiste, principalmente, em manter os pés bem hidratados, passando creme, pelo menos, 1 vez por dia.

Elizabeth Monteiro

DICA DE MARCA DE CALÇADOS ORTOPÉDICOS:

USAFLEX, CONFORTFLEX, PICADILLY. Além disso, para tratamentos depois de rachar os pés, o ideal é ser acompanhado por um profissional qualificado, o podólogo é este profissional, ou a ESTETICISTA ESPECIALIZADA em podologia.

A principal causa do pé rachado é a falta de hidratação, que deixa a pele menos flexível e mais fácil de quebrar. No entanto, existem alguns fatores que contribuem para a perda de hidratação, como:

  • Andar muito tempo descalço;
  • Utilizar frequentemente sandálias e chinelos;
  • Estar acima do peso;
  • Tomar banho com água muito quente.

Quando o pé já está completamente seco deve-se passar um pouco de creme hidratante para fechar os poros e acabar a hidratação da pele. Quanto mais espesso for o creme, maior será o grau de hidratação, mas a escolha pode ser feita de acordo com as preferências de cada pessoa.