O elenco principal do Botafogo tem reapresentação agendada para o dia 9 de janeiro, e o planejamento inclui uma pré-temporada nos Estados Unidos de pelo menos dez dias durante a segunda quinzena do mês. O repórter Thayuan Leiras, do “GE”, deu mais alguns detalhes no podcast “GE Botafogo” desta semana.

Ainda não há a confirmação de datas exatas, mas a previsão é de que os jogadores apenas façam exames e a primeira parte da preparação no Espaço Lonier, iniciando a viagem para os Estados Unidos entre o fim da segunda semana de janeiro e o início da terceira semana – ou seja, entre os dias 13 e 16 mais ou menos.

A ideia no Botafogo é passar pelo menos dez dias nos Estados Unidos, incluindo amistosos contra clubes da Major League Soccer. Arizona e Flórida são os estados candidatos a receberem a pré-temporada alvinegra, com grande favoritismo para o segundo.

Depois da viagem para os Estados Unidos, os jogadores farão a reta final de preparação no Lonier, e o técnico Luís Castro planeja no total um mês de treinamentos. Assim, a torcida só deve ver o time principal em ação a partir da segunda semana de fevereiro, mais ou menos.

O Blog da Redação do FOGÃONET já havia feito uma análise do calendário do Botafogo, mostrando que o time principal poderia estrear apenas na 7ª rodada do Campeonato Carioca, dias 4 ou 5 de fevereiro, contra o Boavista; ou na 8ª, contra o Bangu, dias 11 ou 12. O Glorioso só estreia na Copa do Brasil nos dias 22 de fevereiro ou 1º de março.